EMENTA

Justificativa:
Neste curso recorreremos ao programa de Ludwik Fleck para ensinar estilos de pensamento científico, elucidando a partir deles o que é a ciência e como ela funciona. Abordaremos as potencialidades analíticas de conceitos centrais dos trabalhos desse autor para mostrar diálogos possíveis e férteis para trabalhos de história das ciências e da saúde em associação com os estudos de gênero. Investimos na análise de como pesquisas históricas elaboradas a partir de tais noções são essenciais para a melhoria de práticas de saúde, compreendendo como a difusão, circulação e assimilação de informações sobre os conhecimentos científicos contribuem para a construção de noções de gênero e impactam as práticas médico-científicas.
 
Objetivo Geral *
Descreva sucintamente os objetivos gerais do curso e sua importância
Instrumentalização de conceitos analíticos oriundos dos estudos de Ludwik Fleck sobre o caráter social e histórico das ciências associados aos estudos de gênero em pesquisas empíricas no campo história/ estudos sociais das ciências e da saúde.
 
Objetivos Educacionais/Aprendizagem *
Especifique que competências e habilidades serão adquiridos pelos alunos ao final deste curso. ("Ex.: Identificar cenários de riscos..."
Espera-se com o grupo que os alunos adquiram experiência analítica no campo que os auxilie em seus trabalhos / escrita acadêmica.
 
Metodologia:
O curso será ministrado em quatro encontros, com aulas expositivas seguidas de debate com os alunos. Será indicada bibliografia que embasa as aulas ministradas, cada uma abordando um objeto dentro da perspectiva da história das ciências biomédicas.
Espera-se a leitura dos textos por parte dos alunos e sua participação.