Ementa

EMENTA DO CURSO
 
Como contar a história das ciências numa época de crescente negacionismo? Como incluir a diversidade humana (e não-humana) nas nossas narrativas? Como incorporar novos atores e novas agendas à nossa prática? Qual o papel que o gênero, a raça, a classe a e as intersecções podem ter na escrita dessa história? Como defender as ciências sem cair nas armadilhas do relativismo radical e do cientificismo? Como sustentar um compromisso ético-político com a diversidade epistemológica sem reduzir nosso discurso ao panfleto? Como promover a honestidade intelectual na era da informação como commodity? Como produzir conhecimento na era da produção de conteúdo? Essas questões vertiginosas serão abordadas nesse curso, debatendo alguns tópicos que incidem sobre os fundamentos do conhecimento histórico no século XXI e transformam a representação historiográfica da ciência.

Dia 2 de outubro (9:30-12:00 hs) - Novos agentes, novas agendas
Dia 2 de outubro (13:30-17 hs) - Epistemicídio e resistências epistêmicas
Dia 9 de outubro (9:30-12:00 hs) - Negacionismo e cientificismo
Dia 9 de outubro (13:30- 17:00 hs) - Impactos das redes sociais digitais na historiografia: produção de conhecimento ou produção de conteúdo?

 
Bibliografia básica:
 
ÁVILA, Gabriel da Costa. O avesso do negacionismo: armadilhas ideológicas na história das ciências. Horizontes ao Sul, 2020. Disponível em: https://www.horizontesaosul.com/single-post/2020/04/21/o-avesso-do-negacionismo-armadilhas-ideologicas-na-historia-das-ciencias

BISPO DOS SANTOS, Antônio. A terra dá, a terra quer. São Paulo: Ubu, 2023.

CESARINO, Letícia. Pós-Verdade e a Crise do Sistema de Peritos: uma explicação cibernética. Ilha – Revista de Antropologia, Florianópolis, v. 23, n.1, p. 73-96, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/75630/45501

HARAWAY, Donna. Manifesto Ciborgue. Ciência, tecnologia e feminismo socialista no final do século XX. In: TADEU, Tomaz (org.). Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

KRENAK, Ailton. O amanhã não está à venda. São Paulo: Cia. Das Letras, 2020.

LOPES, Thiago da Costa. Covid-19, novas direitas e o problema da verdade científica de uma perspectiva histórica. https://www.coc.fiocruz.br/index.php/pt/todas-as-noticias/2367-especial-historia-e-covid-19-covid-19-novas-direitas-e-o-problema-da-verdade-cientifica-de-uma-perspectiva-historica.html

RAJ, Kapil. Além do Pós-colonialismo... e Pós-positivismo. Circulação e a História Global da Ciência. Revista Maracanan. Rio de Janeiro, n. 13, p. 164-175, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/maracanan/article/view/20133/14580

SILVA, Tarcízio da. Visão computacional e racismo algorítmico: branquitude e opacidade no aprendizado de máquina. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), v. 31, n. 12. Disponível em: https://abpnrevista.org.br/site/article/view/744

Justificativa:
Considera-se que o debate suscitado pelas temáticas do curso é de grande relevância para qualificar o entendimento da historicidade das práticas de produção de conhecimento científico e das relações entre ciência e sociedade na contemporaneidade. Nesse sentido, pretende contribuir para fortalecer a percepção quanto ao papel dos cientistas e intelectuais no debate público sobre confiança e defesa da ciência, em seus compromissos com a população brasileira e com a defesa de direitos e da ordem democrática.

Objetivo Geral *
O curso pretende promover reflexões e debates sobre questões e desafios da agenda contemporânea no campo da história das ciências e da saúde, contribuindo não só para o aperfeiçoamento acadêmico no campo, mas para a qualificação do debate público sobre a relação entre ciência e sociedade.
 
Objetivos Educacionais/Aprendizagem *
Promover a atualização acadêmica nos temas pertinentes à produção do conhecimento histórico sobre ciência e saúde na contemporaneidade.

Metodologia:
As aulas serão conduzidas mediante exposição inicial do professor, seguida de debate. Para cada aula, será indicada bibliografia pertinente.