Ementa

Justificativa:
 Com o intuito de promover a produção e a troca de conhecimento entre alunos e pesquisadores em torno do conceito de gênero e suas possibilidades interseccionais, propomos a formação de um grupo de estudos e apoio à pesquisa contínuo. O Ateliê Gênero, Ciências, Saúde é voltado para a utilização dessa categoria analítica em diálogo com os estudos sociais/ história das ciências.
O conceito de gênero tem se mostrado de extrema relevância para se pensar a produção dos saberes médico-científicos e de suas bases epistemológicas. Diversos trabalhos têm contribuído, nos últimos anos, para a reflexão de como as ciências propõem leituras generificadas dos corpos e de como elas investem sobre eles técnicas e discursos orientados por noções de diferença sexual. A categoria gênero e outros conceitos inovadores desenvolvidos nesse campo afirmam, assim, sua potencialidade para a reflexão de desigualdades e hierarquias que perpassam tais práticas e discursos, a partir de diversas fontes e aportes analíticos.
 
Objetivo Geral
Pretende-se, então, com o Ateliê Gênero, Ciências, Saúde, promover trocas de experiências de pesquisa e discussões teóricas que auxiliem na apropriação dessa categoria em trabalhos de diferentes perspectivas. O Ateliê procura explorar problemáticas dos campos das ciências e da saúde adotando o prisma de gênero em associação com outras categorias sociais.
 
Objetivos Educacionais/Aprendizagem 
Espera-se com o grupo que os alunos e pesquisadores adquiram experiência analítica no campo que os auxilie em seus trabalhos / escrita acadêmica. Espera-se também com o grupo que façamos circular nossa própria contribuição para o campo de Gênero e Saúde e que os alunos tenham acesso a trabalhos clássicos e também novos da área de História e Gênero, sobretudo no que diz respeito às suas possiblidades como aporte teórico para a análise do caráter social das práticas de ciência e saúde.
 
Metodologia:
Discussões associadas à leitura de textos que, escolhidos coletivamente e mediante demandas do grupo. Intenciona-se que os textos lidos e debatidos sejam de base teórica e fruto de pesquisas empíricas, visando dar inteligibilidade e aplicabilidade a tais aportes analíticos.