Ementa
Justificativa: O curso As humanidades no século XXI parte do pressuposto que muitos pesquisadores nas ciências humanas já utilizam ferramentas digitais. Essas ferramentas incluem formas de captura de publicações online, raspagem de dados, formulação de databases e datasets para investigações variadas e o uso de linguagens de programação para criar os próprios programas e aplicativos que tornam essas pesquisas possíveis. Apesar disso, a distância entre a teoria e a prática tem aumentado, conforme tais ferramentas não são tratadas como objeto de reflexão teórica e epistemológica tampouco são incorporadas nos currículos de graduação para a formação de novos humanistas, ao mesmo tempo que a prática frequentemente fica restrita àqueles que já têm conhecimento prévio de computação. Como cruzar a fronteira entre teoria e prática, tornando possível estabelecer uma práxis teoricamente embasada e uma teoria que pode ser aplicada em objetos concretos, disponíveis à investigacão historiográfica? Como auxiliar na formação de pesquisadores prontos para os desafios que o uso dos dados apresenta para o século XXI? Essas serão as principais temáticas abordadas no curso.
Objetivos: Apresentar a importância da temática de gestão de dados aos profissionais da história e de outras áreas, como arquivologia e ciências sociais;
Conscientizar do papel da gestão de dados na transformação digital do conhecimento histórico, sobretudo no que diz respeito à inserção social de historiadoras e historiadores e suas perspectivas de atuação profissional;
Destacar a relevância pública do debate em torno da gestão de dados, relacionando com temáticas já pertencentes ao campo historiográfico, sobretudo memória e justiça de transição;
Reforçar o caráter público da atuação de historiadoras e historiadores a partir do manejo de dados, relacionando os conceitos de ciência aberta, ciência cidadã e história pública;
Fomentar o diálogo interdisciplinar na prática historiográfica, envolvendo profissionais da computação, da arquivologia e do direito.
Objetivos Educacionais/Aprendizagem: Mais do que assunto exclusivo dos especialistas em computação ou informação, o novo panorama dos dados computacionais se presta à reflexão junto de temáticas caras às humanidades, como a relevância social da produção acadêmica; a atuação pública de historiadores, antropólogos, sociólogos, linguistas e politólogos; e, naturalmente, o desenvolvimento de métodos de pesquisa que congreguem novos bancos de dados e a abertura de caminhos de pesquisa e atuação futuros. Com isso em mente, pretende-se adotar uma abordagem interdisciplinar, convidando pesquisadores em posição-chave nos debates contemporâneos para estabelecer a conexão entre ciências humanas e ciências de dados em direção a uma prática científica mais aberta e plural.
Metodologia: Aulas expositivas no Youtube e interação por meio de perguntas no chat do Youtube. O ambiente do campus virtual permitirá tutoria mais direta com os inscritos, por meio de chat próprio e divulgação de material de apoio. Consoante com as perspectivas atuais da ciência aberta, da História Pública, da comunicação e informação em ciência e com a Divulgacão Científica, audiência não inscrita poderá acompanhar o curso on-line ao vivo, e amplificar a circulação pública das aulas por meio de compartilhamento dos links.
Objetivos: Apresentar a importância da temática de gestão de dados aos profissionais da história e de outras áreas, como arquivologia e ciências sociais;
Conscientizar do papel da gestão de dados na transformação digital do conhecimento histórico, sobretudo no que diz respeito à inserção social de historiadoras e historiadores e suas perspectivas de atuação profissional;
Destacar a relevância pública do debate em torno da gestão de dados, relacionando com temáticas já pertencentes ao campo historiográfico, sobretudo memória e justiça de transição;
Reforçar o caráter público da atuação de historiadoras e historiadores a partir do manejo de dados, relacionando os conceitos de ciência aberta, ciência cidadã e história pública;
Fomentar o diálogo interdisciplinar na prática historiográfica, envolvendo profissionais da computação, da arquivologia e do direito.
Objetivos Educacionais/Aprendizagem: Mais do que assunto exclusivo dos especialistas em computação ou informação, o novo panorama dos dados computacionais se presta à reflexão junto de temáticas caras às humanidades, como a relevância social da produção acadêmica; a atuação pública de historiadores, antropólogos, sociólogos, linguistas e politólogos; e, naturalmente, o desenvolvimento de métodos de pesquisa que congreguem novos bancos de dados e a abertura de caminhos de pesquisa e atuação futuros. Com isso em mente, pretende-se adotar uma abordagem interdisciplinar, convidando pesquisadores em posição-chave nos debates contemporâneos para estabelecer a conexão entre ciências humanas e ciências de dados em direção a uma prática científica mais aberta e plural.
Metodologia: Aulas expositivas no Youtube e interação por meio de perguntas no chat do Youtube. O ambiente do campus virtual permitirá tutoria mais direta com os inscritos, por meio de chat próprio e divulgação de material de apoio. Consoante com as perspectivas atuais da ciência aberta, da História Pública, da comunicação e informação em ciência e com a Divulgacão Científica, audiência não inscrita poderá acompanhar o curso on-line ao vivo, e amplificar a circulação pública das aulas por meio de compartilhamento dos links.