Ementa

Conhecer o objeto fotográfico em seus diversos aspectos para a definição de ações para mitigar a sua deterioração, seja uma obra de arte ou um documento em arquivos com milhares de imagens.  O curso objetiva apresentar as metodologias de identificação de processos fotográficos, assim como reconhecer as suas características de deterioração e danos, a fim de realizar um diagnóstico preliminar e, a seguir, discutir diretrizes para a conservação preventiva do acervo. A ministrante utilizará o seu mostruário didático de processos fotográficos históricos nas aulas expositivas sobre identificação, manuseio e diagnóstico. Também, a partir da experiência de mais de 30 anos de trabalho no Centro de Conservação Fotográfica, vai relatar sobre os primórdios da conservação fotográfico e políticas pioneiras no Brasil.
 
METODOLOGIA
A estrutura curricular do curso permite ao aluno, por intermédio da interdisciplinaridade, articular os diferentes aspectos da teoria e da prática em conservação e restauração, associando a produção do conhecimento à prática profissional e social. Os limites na prática da conservação fotográfica são evidenciados nos desafios técnicos que demandam pesquisa científica e adaptação dos parâmetros de excelência às diferentes realidades encontradas na execução de projetos; na aquisição de materiais, muitas vezes descontinuados na produção e venda; no desenvolvimento e testes de materiais nacionais, na implantação de áreas de guarda e sua sustentabilidade e, finalmente, na formação de especialistas e reconhecimento do profissional conservador-restaurador. Os métodos e sistemas desenvolvidos serão relatados, assim como os projetos de relevância realizados no país, através de parcerias institucionais e da experiência institucional da ministrante, que trabalhou por mais de 30 anos no Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Fundação Nacional de Artes FUNARTE.

AVALIAÇÃO
A avaliação do rendimento do aluno será aferida pelo professor e pelo coordenador por meio da análise acerca do desenvolvimento das produções do aluno durante todo o curso e sua assiduidade nas atividades acadêmicas (frequência mínima de pelo menos 75%). 
Para tanto, utilizam-se conceitos da seguinte com a seguinte escala:
A – Excelente (equivalente a notas entre 9,0 e 10,0) 
B – Bom (equivalente a notas entre 7,5 e 8,9) 
C – Regular (equivalente a notas entre 6,0 e 7,4) 
D – Insuficiente (equivalente a notas menores do que 6,0)  
 
O curso seguirá os regulamentos de ensino da FIOCRUZ e da COC, considerando o conceito C como critério mínimo de aprovação. 

Ao ser aprovado no curso o aluno receberá o Certificado de Conclusão de Curso de qualificação profissional em Acervos Fotográficos Históricos: Identificação e Diretrizes de Conservação.