Apresentação de trabalhos

NORMAS

 

PÚBLICO-ALVO E LIMITE DE RESUMOS POR PARTICIPANTE

 
As submissões de trabalho são destinadas exclusivamente para o seguinte público:
  • Estudantes e egressos dos Cursos de Pós-graduação Stricto Sensu do ILMD/Fiocruz Amazônia, do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade do Estado do Amazonas (PPGSC-UEA) e do Doutorado em Saúde Pública na Amazônia (DASPAM-Fiocruz/UFAM/UEA). 
  • Estudantes oriundos do Programa de Iniciação Científica do ILMD/Fiocruz Amazônia.  
Cada participante poderá submeter no máximo dois resumos vinculados à sua inscrição. Não há limite para participação em coautoria de trabalhos inscritos por outros participantes. 

Os resumos devem ser enviados para o e-mail jcientifica.ilmd@fiocruz.br até 23:59h (horário de Manaus, Amazonas) do dia 20 de agosto de 2024, com o assunto “APRESENTAÇÃO DE TRABALHO”, em caixa alta.
 

CATEGORIAS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

 
Os trabalhos serão apresentados na modalidade de pôster.
Os trabalhos devem ser submetidos em uma das categorias abaixo:
  1. Saúde Coletiva
  2. Biologia da Interação Patógeno Hospedeiro
  3. Relato de Experiência  
Os trabalhos apresentados por estudantes de Iniciação Científica devem ser indicados na modalidade Painel Aspirante, dentro de cada uma das categorias apresentadas anteriormente.
Os autores com os trabalhos aprovados receberão um e-mail indicando o dia e horário para a apresentação do seu pôster no evento, assim como instruções para a formatação do pôster.
 

INSTRUÇÕES PARA A PREPARAÇÃO DOS RESUMOS

 
Durante a inscrição do trabalho o autor responsável pela submissão deve preencher os campos de informação conforme descrito a seguir. A fonte a ser utilizada em todos os tópicos é Times New Roman e não devem ser utilizadas figuras, tabelas e referências bibliográficas.
 
Título
Deve ser objetivo, conciso e informativo e conter até 15 palavras. Estilo: caixa alta; tamanho: 12; espaçamento: simples; alinhamento: centralizado.
Autores
Informar nome completo e filiação institucional. Primeiro deve ser informado o(a) autor(a) principal e em seguida o(s) coautor(es) e/ou coautora(s). Estilo: normal; tamanho: 11; espaçamento: simples; alinhamento: centralizado; números sobrescritos para relacionar à filiação dos autores e asterisco no autor principal após o número de filiação. 
Resumo
O texto deve ser objetivo, conciso e ter, no máximo, 250 palavras. O resumo deverá ser estruturado e conter os tópicos: Introdução, Objetivos, Métodos, Resultados e Conclusões. Os relatos de experiência devem conter os tópicos: Introdução, Relato de experiência e Conclusões. Estilo: normal; tamanho: 12; espaçamento: simples; alinhamento: justificado.
Palavras- chave
Deve conter até 5 palavras-chave, separadas por vírgula. Estilo: normal; tamanho: 12; espaçamento: simples; alinhamento: À esquerda.
Fonte(s) de financiamento
Crédito a órgãos financiadores da pesquisa, se pertinente. Estilo: normal; tamanho: 12; espaçamento: simples; alinhamento: À esquerda.
Aspectos éticos
Todo projeto de pesquisa que envolva Seres Humanos, Animais, Organismos Geneticamente Modificados (OGM) ou parte deles, incluindo casos clínicos, questionários, levantamento de fichas, arquivos e protocolos com dados de pacientes, deverá ser avaliado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), ou Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA), ou Comissão Interna de Biossegurança (CIBio). Nos casos em que o trabalho compreender o acesso ao patrimônio genético e/ou ao Conhecimento Tradicional Associado (CTA), ter registro no Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado (SisGen), no ato de submissão do resumo, os autores deverão informar o número de aprovação do CEP/CEUA/CIBio ou no registro SisGen. Estilo: normal; tamanho: 12; espaçamento: simples; alinhamento: À esquerda.
Conflitos de interesses
É responsabilidade dos autores e autoras a divulgação de todas as relações de qualquer natureza que possam introduzir viés ou serem vistas como vieses na condução de seu trabalho. Qualquer potencial conflito de interesses deve ser declarado, incluindo aqueles de natureza pessoal, profissional, empregatícia, política, e/ou financeira, bem como interesses associados a patentes ou propriedades, provisão de materiais e/ou insumos e equipamentos utilizados no estudo. Caso não haja conflito de interesses, os autores devem afirmar de forma explícita utilizando a frase “Os autores declaram não haver conflito de interesses”.
Autoria
O evento adota os critérios de autoria baseados nas recomendações do Comitê Internacional de Editores de Periódicos Médicos (ICMJE). Cada uma das pessoas listadas como autor(a) dos trabalhos deve ter: (1) contribuições substanciais para a concepção ou delineamento do estudo; ou a aquisição, análise ou interpretação dos dados do trabalho; (2) participação na elaboração do resumo; (3) aprovação final da versão do resumo a ser publicada; (4) concordância em ser responsável por todos os aspectos do trabalho, no sentido de garantir que as questões relacionadas à exatidão ou à integridade de qualquer parte da obra sejam devidamente investigadas e resolvidas. Os autores e autoras devem ter confiança na integridade das contribuições de todos os demais. Ressaltamos que os trabalhos submetidos devem incluir os orientadores dentre os autores, passando, portanto, por sua apreciação e concordância.
Observação:
Vale ressaltar que o autor é o responsável por todas as informações, assim como a precisão e correção as normas da língua portuguesa; em caso de alguma inconformidade identificada, o trabalho não será aprovado. E, ainda, as 250 palavras no resumo não incluem o nome dos autores, o título do resumo, as palavras-chave e nem as expressões referentes as subdivisões “introdução”, “metodologia”, “resultados e discussão”, “relato de experiência” e “conclusão”.
 

AVALIAÇÃO DOS RESUMOS 

 
Os resumos enviados serão avaliados por uma Comissão Avaliadora designada pela Comissão Científica do Evento. Cada resumo receberá o conceito de aprovação, no mínimo, de dois avaliadores independentes. A não aprovação do trabalho não é passível de recurso.
 
Abaixo alguns critérios que serão observados pela Comissão Avaliadora na análise dos trabalhos submetidos:
- Assuntos pobremente organizados.
- Informações ausentes no trabalho, conforme estrutura indicada.
- Natureza do assunto não explicitada pelo título ou pelo conteúdo do trabalho.
- Tipo e relevância do estudo.
- Delineamento inadequado de pesquisa.
- Conclusões que não correspondem aos objetivos e métodos utilizados, ou que não são suportadas pelos resultados do trabalho.
- Falta do registro nos órgãos pertinentes aos aspectos éticos do trabalho.
- Trabalho sem resultados e conclusão – Projeto de Pesquisa.
- Pesquisas que incentivem condutas ou o consumo de produtos prejudiciais à saúde individual e coletiva.
 
Os resumos aprovados serão divulgados no site do evento. O certificado também será disponibilizado pelo site do evento, em formato.pdf, em até 30 dias após o término do evento. Além disso, os resumos aprovados irão compor os Anais do Evento.
 
Os trabalhos apresentados concorrerão à premiação de melhores trabalhos do Encontro dentro de cada uma das categorias.