Palestrantes
Ana Paula Inacio Diório (UFRB/BA) - Doutora em Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz/RJ (2016) e mestre em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ (2012). Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), lotada no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), onde atua como docente no curso de Licenciatura em Educação do Campo com Habilitação em Ciências da Natureza e no Mestrado Profissional em Educação Científica, Inclusão e Diversidade. Atuou como Coordenadora de Extensão Universitária na Pró-Reitoria de Extensão da UFRB. Coordena o grupo de pesquisa e extensão em Agroecologia e Educação das Relações Étnico-Raciais.Tem experiência em Ensino de Ciências e Educação do Campo com as temáticas de gênero, sexualidade, saúde do campo e educação das relações étnico-raciais. Para mais informações clique aqui.
Bianca Della Líbera da Silva (IBC/RJ) - Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especialização em Educação Ambiental pela Universidade Candido Mendes, Mestrado e Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente é professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Benjamin Constant, onde é Coordenadora de Educação a Distância. Tem interesse de pesquisa em comunicação e saúde na deficiência visual mediada por tecnologias digitais da informação e comunicação e na formação de professores para uso de tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de pessoas com deficiência visual. Para mais informações clique aqui.
Bianca Della Líbera da Silva (IBC/RJ) - Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especialização em Educação Ambiental pela Universidade Candido Mendes, Mestrado e Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente é professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Benjamin Constant, onde é Coordenadora de Educação a Distância. Tem interesse de pesquisa em comunicação e saúde na deficiência visual mediada por tecnologias digitais da informação e comunicação e na formação de professores para uso de tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de pessoas com deficiência visual. Para mais informações clique aqui.
Clarilza Prado de Sousa (PUC-SP) - Mestre e Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde desenvolve pesquisa relativas à Psicologia da Educação e à Currículo. Fez pós-doutorado na França pela École des hautes études en sciences sociales, por dois periodos (1996 e 2015). É Pesquisadora em Produtividade em Pesquisa 1D no CNPq. Foi Coordenadora da Área de Educação da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) de 2007 a outubro de 2014. Participa do Comitê Científico Scielo/Educ@. Foi propositora e Coordenadora da Cátedra UNESCO de Profissionalidade Docente, que reúne mais de 34 grupos de pesquisas em torno da problemática da formação do professor do período de 2006 a 2013. Exerce as funções de consultora do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação (CIERS-ed) da Fundação Carlos Chagas. É professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Educação e do Programa de Mestrado Profissional Formação de Formadores. Ministra as disciplinas Avaliação Educacional, Representações Sociais e Educação. É Lider do Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa Internacional em Representações sociais (NEARS) da PUCSP , certificado pelo CNPq , que congrega alunos de iniciação científica, mestrando, doutorandos, pós doutorandos e professores nacionais e internacionais convidados, grupo que integra o INCT-Ensino e Comunicação. É coordenadora do GT de Representações Sociais da ANPEPP- Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Psicologia. Pesquisadora Produtividade em Pesquisa 1D. Para mais informações clique aqui.
Gabriela Dias Bevilacqua (CPII) - Formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), leciono no ensino básico desde 1995. Atualmente mantenho regime funcional de servidora federal efetiva no Colégio Pedro II. Obtive o título de Doutora em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz/ FIOCRUZ/ RJ, com pesquisa sobre ensino e aprendizagem na educação básica. Também atuo como colaboradora/ pesquisadora do Espaço Ciência Viva (ECV), trabalhando com divulgação científica e integração entre ensino não formal e ensino formal. Minha experiência com educação também inclui estudos sobre avaliações em larga escala aplicadas no Brasil e colaboração em atividades sobre a educação básica realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). A prática docente em sala de aula constituiu a base de minha formação profissional, permitindo a diversidade de minhas ações em relação a diferentes aspectos da educação no Brasil. Para mais informações clique aqui.
Helena Amaral da Fontoura (UERJ) - Professora Titular do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1974), Graduate Diploma em Educational Psychology pela University of Alberta, Canada (1977), Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993), Doutora em Ciência pela Escola Nacional de Saúde Pública ENSP/Fundação Oswaldo Cruz (1997), Pós Doutora em Educação na Universidade de Barcelona (2007), Pós Doutora em Educação Universidade Federal de Mato Grosso (2017). Líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Processos e Práticas Pedagógicas (CNPq). Pesquisadora 2 CNPq. Cientista do Nosso Estado FAPERJ. Bolsista do Programa Prociência da UERJ desde 2006. Tem grande experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, inserção profissional docente, estágio supervisionado, estudo de egressos e pesquisa qualitativa. Docente do Programa de Pós Graduação em Educação - processos formativos e desigualdades sociais, da Faculdade de Formação de Professores (FFP/UERJ) de São Gonçalo. Docente do Programa de Pós Graduação em Ensino em Biociências e Saúde (EBS) Fiocruz. Membro do ISATT (International Study Association on Teachers and Teaching). Para mais informações clique aqui.
Helena Carla Castro (UFF/RJ) - A pesquisadora coordena o Laboratório de Antibióticos, Bioquímica, Ensino e Modelagem molecular (LABiEMol) na Universidade Federal Fluminense em Niterói no estado do Rio de Janeiro. Atualmente é Cientista do Nosso Estado - FAPERJ e Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq - Nível 1 e sua graduação é em Habilitação Farmacêutica (1992) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, com Mestrado em Química Biológica pela UFRJ (concentração em Imunoquímica e Química de proteínas em 1996) e Doutorado Sanduíche (concentração em Biologia e Modelagem Molecular em 2000) no Instituto de Bioquímica da UFRJ - Brasil e na Universidade da Califórnia em São Francisco - Estados Unidos. O Pós-doutoramento foi realizado na área de Farmacologia (concentração Farmacologia Bioquímica e Molecular) na Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Titular do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense (IB-UFF), e é vice diretora do referido Instituto. A pesquisadora coordenou o Programa de Pós graduação em Ciências e Biotecnologia (http://www.biotec.uff.br) do IB-UFF por oito anos, sendo atualmente membro permanente deste programa além dos Programas de Pós-graduação em Patologia e de Ciências, Tecnologias e Inclusão da Universidade Federal Fluminense e membro colaborador do Programa de Pós-graduação em Ensino de Biociências e Saúde (Fiocruz-RJ) e do curso de Mestrado Profissionalizante em Diversidade e Inclusão (IB-UFF). Tem experiência na área de Microbiologia e Parasitologia aplicada, Modelagem Molecular e Bioquímica Farmacológica com ênfase em Estudos e Identificação de Novos Alvos Terapêuticos e protótipos a antimicrobianos e antiparasitários, atuando ainda na área de Ensino e principalmente nos seguintes temas: microbiologia aplicada, modelagem molecular de alvos terapêuticos (enzimas/receptores), inibidores (antitrombóticos, antibióticos e antiparasitários) e complexos protéicos, divulgação sobre doenças de importância mundial e negligenciadas e produção de materiais didáticos interdisciplinares e inclusivos na perspectiva das pessoas com necessidades especiais (ex: visuais ou/e auditivas). Para mais informações clique aqui.
Lincoln Tavares Silva (UERJ/RJ) - Possui Graduação Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990/1992). Atuou como docente nas redes públicas Municipal e Estadual do RJ. É Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2003) e Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (2012). Especializou-se em Políticas Territoriais do Estado no Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente, é Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e produção de sentidos, ensino da geografia, formação de professores, geografia e educação ambiental, gestão e administração escolar, relação escola-comunidade e educação a distância. Por eleição, foi diretor da Centro de Educação e Humanidades da UERJ (2000-2003), do Instituto de Aplicação da UERJ CAp-UERJ (2004/2008 e 2012/2015). Foi membro dos Conselhos Superiores da Universidade. Igualmente, integrou comissões que discutiram o financiamento público e a prestação de serviços na Universidade, a adoção de políticas afirmativas, a reforma universitária e a elaboração do plano de carreiras dos servidores técnico-administrativos e dos docentes. Continua atuando junto à Educação Básica e às formações docentes inicial e continuada. Também foi membro do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro. Por eleição, voltou a dirigir de 2016 a 2019, o Centro de Educação e Humanidades (CEH). Integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica do CAp-UERJ (Mestrado profissional - Avaliação 4 CAPES), na Linha de Pesquisa de Memórias e Representações Sociais em Ambientes e Comunidades Escolares do Grupo de Pesquisa em Formação em Diálogo: narrativas de professoras, currículos e culturas. Desde janeiro de 2020 é Pró-reitor de Graduação da UERJ.
Marcus Vinicius Campos (UFSB/BA) - Também conhecido como Marcus Matraca, nome que adotei desde 2005 para assinar minhas produções científicas e artísticas. Sou Bacharel em Ciências Sociais (UNESP), Mestre em Saúde Coletiva (UNICAMP), Doutor em Ciência e Arte (Instituto Osvaldo Cruz), Educador Popular, Músico, Palhaço e Ciclista. Desde 2015 estou como docente na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB/Campus Paulo Freire), atualmente na Licenciatura Interdisciplinar em Artes e coordeno o Laboratório Ateliê de Educação Popular em Saúde (LAEPS). Também sou colaborador do Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC)/Fiocruz. Para mais informações clique aqui.
Michele Walz Comarú (IFRJ) - Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz/RJ (2012) com período de sanduíche na Universidad Autónoma de Madrid (Espanha), mestre em Química Biológica (2002) e graduada em Farmácia (2000) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (com Curso de Complementação Pedagógica em Biologia pelo Instituto Federal do Espírito Santo - 2019). Professora e pesquisadora na área de Ensino de Ciências do Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ. Docente permanente dos Programas de Pós-graduação em Ensino de Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (IOC-FIOCRUZ/RJ) e de Mestrado em Rede em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT-IFRJ), no qual atua também como coordenadora, e da especialização em Educação e Divulgação Científica (EDV-IFRJ). É ainda professora colaboradora do programa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT-IFES). É editora-chefe da revista "Educação Profissional e Tecnológica em Revista" (ISSN 2594-4827). Dedica maior parte da sua produção científica à área de Formação de professores e Educação Inclusiva. Encontra-se atualmente em estágio de Pós doutoramento no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Portugal). Para mais informações clique aqui.
Tania Cremonini de Araújo-Jorge (Fiocruz) - Formada em Medicina pela UFRJ (1980 ) e Pesquisadora Titular em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz desde 1983. Concluiu Mestrado e Doutorado em Ciências (Biofísica) pela UFRJ e fez Pós-doutorado em 1989-90 na Bélgica (ULB) e na França (Inserm). Atua nas áreas de inovações em doenças negligenciadas, farmacologia aplicada e ensino de ciências, com foco em criatividade e no conceito interdisciplinar de CienciArte. Foi Diretora do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) de 2005 a 2013 (eleita e reeleita, primeira mulher em 105 anos), com diversas iniciativas inovadoras em gestão participativa. Foi coordenadora da Área de Pós-Graduação em Ensino na CAPES e membro do seu Conselho Técnico Científico do Ensino Superior (2013-2018). Na Fiocruz é lider do Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos do IOC e coordena o Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde, mestrado e doutorado, nota 6, e orienta também na PG em Biologia Celular e Molecular, nota 7. Publicou mais de uma centena de artigos em periódicos especializados e muitos capítulos de livros, organizou livros e diversos cursos, oficinas e programas de ensino. Possui produtos tecnológicos registrados para proteção de direitos autorais, processos e técnicas sistematizadas. Ministra desde 2000 a disciplina "Ciência e Arte" no IOC, além de outras em suas demais áreas de competência. Atua como consultora e parecerista da OMS/TDR, do Ministério da Saúde/Decit, de agências estrangeiras, do CNPq, da CAPES e de Fundações de Apoio a Pesquisa em diversos estados brasileiros. É membro do corpo editorial de periódicos científicos no Brasil e no exterior e parecerista regular em revistas nacionais e internacionais. Sua produção revela forte rede de cooperação. Orientou dezenas de dissertações de mestrado e teses de doutorado, além de trabalhos de iniciação científica e de conclusão de curso. Recebeu homenagens e prêmios, com destaque para o prêmio Baldacci 2013 de pesquisa em doença de Chagas. Atua no desenvolvimento de materiais educativos e de tecnologias sociais articulando ciência, arte, saúde e alegria. Para mais informações clique aqui.
Zilene Moreira Pereira: Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade de Vassouras (2000), Especialização em Gênero e Sexualidade (UERJ, 2011), Mestrado e Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz/FIOCRUZ (2014). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Goiás, pesquisadora do Ser-Tão - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade, coordena o Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão Mulheres na Ciência e o Programa Residência Pedagógica da Licenciatura em Ciências Biológicas da UFG. Tem experiência na área de Educação, Ensino de Ciências, Gênero e Sexualidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Questões de gênero na Educação, Sexualidade, Ensino de Ciências, Gênero e Ciência, Formação de Professores e Estágio Curricular. Para mais informações clique aqui.
Gabriela Dias Bevilacqua (CPII) - Formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), leciono no ensino básico desde 1995. Atualmente mantenho regime funcional de servidora federal efetiva no Colégio Pedro II. Obtive o título de Doutora em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz/ FIOCRUZ/ RJ, com pesquisa sobre ensino e aprendizagem na educação básica. Também atuo como colaboradora/ pesquisadora do Espaço Ciência Viva (ECV), trabalhando com divulgação científica e integração entre ensino não formal e ensino formal. Minha experiência com educação também inclui estudos sobre avaliações em larga escala aplicadas no Brasil e colaboração em atividades sobre a educação básica realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). A prática docente em sala de aula constituiu a base de minha formação profissional, permitindo a diversidade de minhas ações em relação a diferentes aspectos da educação no Brasil. Para mais informações clique aqui.
Helena Amaral da Fontoura (UERJ) - Professora Titular do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1974), Graduate Diploma em Educational Psychology pela University of Alberta, Canada (1977), Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993), Doutora em Ciência pela Escola Nacional de Saúde Pública ENSP/Fundação Oswaldo Cruz (1997), Pós Doutora em Educação na Universidade de Barcelona (2007), Pós Doutora em Educação Universidade Federal de Mato Grosso (2017). Líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Processos e Práticas Pedagógicas (CNPq). Pesquisadora 2 CNPq. Cientista do Nosso Estado FAPERJ. Bolsista do Programa Prociência da UERJ desde 2006. Tem grande experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, inserção profissional docente, estágio supervisionado, estudo de egressos e pesquisa qualitativa. Docente do Programa de Pós Graduação em Educação - processos formativos e desigualdades sociais, da Faculdade de Formação de Professores (FFP/UERJ) de São Gonçalo. Docente do Programa de Pós Graduação em Ensino em Biociências e Saúde (EBS) Fiocruz. Membro do ISATT (International Study Association on Teachers and Teaching). Para mais informações clique aqui.
Helena Carla Castro (UFF/RJ) - A pesquisadora coordena o Laboratório de Antibióticos, Bioquímica, Ensino e Modelagem molecular (LABiEMol) na Universidade Federal Fluminense em Niterói no estado do Rio de Janeiro. Atualmente é Cientista do Nosso Estado - FAPERJ e Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq - Nível 1 e sua graduação é em Habilitação Farmacêutica (1992) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, com Mestrado em Química Biológica pela UFRJ (concentração em Imunoquímica e Química de proteínas em 1996) e Doutorado Sanduíche (concentração em Biologia e Modelagem Molecular em 2000) no Instituto de Bioquímica da UFRJ - Brasil e na Universidade da Califórnia em São Francisco - Estados Unidos. O Pós-doutoramento foi realizado na área de Farmacologia (concentração Farmacologia Bioquímica e Molecular) na Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Titular do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense (IB-UFF), e é vice diretora do referido Instituto. A pesquisadora coordenou o Programa de Pós graduação em Ciências e Biotecnologia (http://www.biotec.uff.br) do IB-UFF por oito anos, sendo atualmente membro permanente deste programa além dos Programas de Pós-graduação em Patologia e de Ciências, Tecnologias e Inclusão da Universidade Federal Fluminense e membro colaborador do Programa de Pós-graduação em Ensino de Biociências e Saúde (Fiocruz-RJ) e do curso de Mestrado Profissionalizante em Diversidade e Inclusão (IB-UFF). Tem experiência na área de Microbiologia e Parasitologia aplicada, Modelagem Molecular e Bioquímica Farmacológica com ênfase em Estudos e Identificação de Novos Alvos Terapêuticos e protótipos a antimicrobianos e antiparasitários, atuando ainda na área de Ensino e principalmente nos seguintes temas: microbiologia aplicada, modelagem molecular de alvos terapêuticos (enzimas/receptores), inibidores (antitrombóticos, antibióticos e antiparasitários) e complexos protéicos, divulgação sobre doenças de importância mundial e negligenciadas e produção de materiais didáticos interdisciplinares e inclusivos na perspectiva das pessoas com necessidades especiais (ex: visuais ou/e auditivas). Para mais informações clique aqui.
Lincoln Tavares Silva (UERJ/RJ) - Possui Graduação Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990/1992). Atuou como docente nas redes públicas Municipal e Estadual do RJ. É Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2003) e Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (2012). Especializou-se em Políticas Territoriais do Estado no Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente, é Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e produção de sentidos, ensino da geografia, formação de professores, geografia e educação ambiental, gestão e administração escolar, relação escola-comunidade e educação a distância. Por eleição, foi diretor da Centro de Educação e Humanidades da UERJ (2000-2003), do Instituto de Aplicação da UERJ CAp-UERJ (2004/2008 e 2012/2015). Foi membro dos Conselhos Superiores da Universidade. Igualmente, integrou comissões que discutiram o financiamento público e a prestação de serviços na Universidade, a adoção de políticas afirmativas, a reforma universitária e a elaboração do plano de carreiras dos servidores técnico-administrativos e dos docentes. Continua atuando junto à Educação Básica e às formações docentes inicial e continuada. Também foi membro do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro. Por eleição, voltou a dirigir de 2016 a 2019, o Centro de Educação e Humanidades (CEH). Integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica do CAp-UERJ (Mestrado profissional - Avaliação 4 CAPES), na Linha de Pesquisa de Memórias e Representações Sociais em Ambientes e Comunidades Escolares do Grupo de Pesquisa em Formação em Diálogo: narrativas de professoras, currículos e culturas. Desde janeiro de 2020 é Pró-reitor de Graduação da UERJ.
Marcus Vinicius Campos (UFSB/BA) - Também conhecido como Marcus Matraca, nome que adotei desde 2005 para assinar minhas produções científicas e artísticas. Sou Bacharel em Ciências Sociais (UNESP), Mestre em Saúde Coletiva (UNICAMP), Doutor em Ciência e Arte (Instituto Osvaldo Cruz), Educador Popular, Músico, Palhaço e Ciclista. Desde 2015 estou como docente na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB/Campus Paulo Freire), atualmente na Licenciatura Interdisciplinar em Artes e coordeno o Laboratório Ateliê de Educação Popular em Saúde (LAEPS). Também sou colaborador do Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC)/Fiocruz. Para mais informações clique aqui.
Michele Walz Comarú (IFRJ) - Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz/RJ (2012) com período de sanduíche na Universidad Autónoma de Madrid (Espanha), mestre em Química Biológica (2002) e graduada em Farmácia (2000) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (com Curso de Complementação Pedagógica em Biologia pelo Instituto Federal do Espírito Santo - 2019). Professora e pesquisadora na área de Ensino de Ciências do Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ. Docente permanente dos Programas de Pós-graduação em Ensino de Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (IOC-FIOCRUZ/RJ) e de Mestrado em Rede em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT-IFRJ), no qual atua também como coordenadora, e da especialização em Educação e Divulgação Científica (EDV-IFRJ). É ainda professora colaboradora do programa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT-IFES). É editora-chefe da revista "Educação Profissional e Tecnológica em Revista" (ISSN 2594-4827). Dedica maior parte da sua produção científica à área de Formação de professores e Educação Inclusiva. Encontra-se atualmente em estágio de Pós doutoramento no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Portugal). Para mais informações clique aqui.
Tania Cremonini de Araújo-Jorge (Fiocruz) - Formada em Medicina pela UFRJ (1980 ) e Pesquisadora Titular em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz desde 1983. Concluiu Mestrado e Doutorado em Ciências (Biofísica) pela UFRJ e fez Pós-doutorado em 1989-90 na Bélgica (ULB) e na França (Inserm). Atua nas áreas de inovações em doenças negligenciadas, farmacologia aplicada e ensino de ciências, com foco em criatividade e no conceito interdisciplinar de CienciArte. Foi Diretora do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) de 2005 a 2013 (eleita e reeleita, primeira mulher em 105 anos), com diversas iniciativas inovadoras em gestão participativa. Foi coordenadora da Área de Pós-Graduação em Ensino na CAPES e membro do seu Conselho Técnico Científico do Ensino Superior (2013-2018). Na Fiocruz é lider do Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos do IOC e coordena o Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde, mestrado e doutorado, nota 6, e orienta também na PG em Biologia Celular e Molecular, nota 7. Publicou mais de uma centena de artigos em periódicos especializados e muitos capítulos de livros, organizou livros e diversos cursos, oficinas e programas de ensino. Possui produtos tecnológicos registrados para proteção de direitos autorais, processos e técnicas sistematizadas. Ministra desde 2000 a disciplina "Ciência e Arte" no IOC, além de outras em suas demais áreas de competência. Atua como consultora e parecerista da OMS/TDR, do Ministério da Saúde/Decit, de agências estrangeiras, do CNPq, da CAPES e de Fundações de Apoio a Pesquisa em diversos estados brasileiros. É membro do corpo editorial de periódicos científicos no Brasil e no exterior e parecerista regular em revistas nacionais e internacionais. Sua produção revela forte rede de cooperação. Orientou dezenas de dissertações de mestrado e teses de doutorado, além de trabalhos de iniciação científica e de conclusão de curso. Recebeu homenagens e prêmios, com destaque para o prêmio Baldacci 2013 de pesquisa em doença de Chagas. Atua no desenvolvimento de materiais educativos e de tecnologias sociais articulando ciência, arte, saúde e alegria. Para mais informações clique aqui.
Zilene Moreira Pereira: Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade de Vassouras (2000), Especialização em Gênero e Sexualidade (UERJ, 2011), Mestrado e Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz/FIOCRUZ (2014). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Goiás, pesquisadora do Ser-Tão - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade, coordena o Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão Mulheres na Ciência e o Programa Residência Pedagógica da Licenciatura em Ciências Biológicas da UFG. Tem experiência na área de Educação, Ensino de Ciências, Gênero e Sexualidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Questões de gênero na Educação, Sexualidade, Ensino de Ciências, Gênero e Ciência, Formação de Professores e Estágio Curricular. Para mais informações clique aqui.