Apresentação

III Encontro de Animê, Mangá e Ficção Científica no Ensino de Ciências
02, 09, 16 e 23 de Setembro 2021 – 19 às 20:30 h
Local: Canal Animê, Mangá e Sci-Fi no Ensino de Ciências

A proposta da realização do III Encontro de Animê, Mangá e  SciFi (Ficção Científica)  no  Ensino de Ciências prevê o evento em  setembro de 2021 de forma remota,  e deriva do evento original, realizado em 19 de novembro de 2015, bem como sua segunda edição em setembro/outubro de 2021, já de forma remota e  também a partir das atividades desenvolvidas no âmbito do Grupo de Estudos em Animê, Mangá e SciFi (Ficção Científica) no Ensino de Ciências (AMSEC), no Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz)
Este webinário encontra eco na demanda de vários pesquisadores da área de educação e ensino e nos encontros intermediários já realizados pelo Grupo de Estudos na internet. A proposta é transitarmos entre a ficção científica e o ensino de ciências, dois poderosos campos que nos auxiliam a incrementar a educação científica. Através do diálogo entre experts nas duas áreas , teremos  discussões sobre ficção científica com expressão de potencial elevado para atingir a todos os públicos em seu letramento científico. O olhar do ensino de ciência sobre  a ficção científica e de como se apropriar e agregar conhecimento através desta exploração acadêmica. O desejo da união dos dois campos e o papel desempenhado para o desenvolvimento do ensino e educação científica.
Convém destacar que a experiência do Grupo de Estudos AMSEC, adquirida em suas atividades e encontros regulares, foi decisiva na concepção deste evento. O Grupo explora a ciência contextualizada na esfera de produções culturais em animê e mangá, além da própria ficção científica, em diálogo com as artes plásticas, a literatura, o cinema e outras manifestações intelectuais. Dentre as propostas que elaboramos, objetivando estimular o pensamento criativo, ressaltamos a abordagem que se pode perceber nos animês, mangás e, em especial, na ficção científica para o ensino de ciências. Esta última percepção já é enormemente corroborada pela produção acadêmica de diversas universidades e centros acadêmicos de pesquisa.
Entendemos que os processos de ensino/aprendizagem podem ganhar em solidez e alcance ao se apropriarem da variedade de temas propostos pela ficção científica e mergulharem na complexidade de caminhos que ali se entrecruzam, enriquecendo com a adoção de linguagens que veiculem, de modo inovador, conteúdo específico à distintos campos de saber. O processo ensino/aprendizagem, com sua multiplicidade de expressões, está muitas vezes preso a linguagens que não conseguem abarcar todos os significados e pensamentos engendrados. Consideramos que linguagens e abordagens como a ficção científica podem ser extremamente úteis para preencher o campo vasto e rico que há na comunicação em ambientes de aprendizagem. Para sustentar tal inferência, podemos nos valer inclusive das palestras do Encontro, que ao longo de suas exposições evidenciaram como e o quanto as várias manifestações da ficção científica foram decisivas na configuração da contemporaneidade.
Conteúdo da página de apresentação