Ementa

Justificativa:
Transpondo a ideia comum de celebração apenas, o evento aproxima pesquisas e pesquisadores em história das ciências e da saúde no eixo Brasil-Alemanha, que buscam, de forma decolonial, ressaltar a complexidade dessas trocas, bem como o modo pelo qual cidadãos brasileiros e alemães estiveram inseridos em rede, sejam essas diplomáticas, científicas, comerciais, religiosas ou raciais.
 
Objetivo Geral:
O encontro internacional – que ocorrerá em setembro no Rio de Janeiro – reúne um grupo de pesquisadores que têm interesse em estabelecer intercâmbios e encontrar zonas de contato a fim de construir conhecimento histórico em rede binacional.
 
Objetivos Educacionais/Aprendizagem: 
Limitada talvez por questões linguísticas, existe ainda hoje o desafio de estabelecer maior conexão das histórias e das redes transnacionais que se estabeleceram entre o Brasil e a Alemanha desde pelo menos o século XIX.  Espera-se que o evento, assim como os frutos que dele advirão, seja um catalizador de forças para a organização de redes de pesquisa entre nós, dando maior espessura e diversidade a pesquisas conjuntas e institucionalização de linhas de trabalho binacionais, abrindo espaço para circulação de estudantes e de conhecimento entre os parceiros.
 
Metodologia:
Apresentação de trabalho em mesas com debate.

O Seminário está dividido do seguinte modo:
 
Quinta-feira, 26 setembro: 
09h - Conferência de abertura:  Entre Humanitarismo e Civilização: Uma edição crítica alemã portuguesa de ‘A educação de uma criança índia’ (1908) de Hugo Gensch.
Conferencistas: Prof. Stefan Rinke e Prof. Karina Kriegesmann (FU-Berlin), Alemanha.
Mediação: Prof. Magali Romero Sá – COC/FIOCRUZ, Brasil.
 
11h15 - mesa: História natural e ciências da natureza: Brasil e Alemanha (séculos XVIII-XIX)
A mesa irá tratar de cientistas alemães que durante o séculos XVIII em diante visitaram o Brasil para o desenvolvimento da história natural e da medicinal tropical.
Palestrantes: Thomás Haddad – USP, Brasil; Sylk Schneider – BNS-FAU, Alemanha; Miriam Junghaus – Brasil e Karen Lisboa – USP, Brasil.
Mediação:  Prof. Luís Montez – Professor Titular Aposentado da Faculdade de Letras da UFRJ, Brasil.
 
14h30 - mesa: Do Cosmos ao Antropoceno: a sociobiodiversidade amazônica nas relações Brasil-Alemanha - A mesa debaterá as pesquisas em etnografia e ecologia sobre a natureza e os povos originários da Amazônia brasileira, no contexto das trocas intelectuais entre Brasil e Alemanha, desde a 2ª metade do século XIX, mas sobretudo no século XX.
Palestrantes: André Felipe Cândido da Silva – COC/FIOCRUZ, Brasil; Erik Petschelies – UFRJ, Brasil; Gabriele Herzog-Schröder – LMU – Munique, Alemanha e Nelson Sanjad – UFPA e MPEG, Brasil.
Mediação: Dominichi Miranda de Sá – COC/FIOCRUZ, Brasil.
 
Sexta-feira, 27 setembro: 
09h - mesa: O arquivo como fonte da pesquisa histórica - relações Brasil-Alemanha - Pesquisas que se utilizaram de fontes arquivísticas no Brasil e na Alemanha como fonte de pesquisa,
discutindo a importância desses fundos e coleções para a pesquisa histórica.
Palestrantes: Igor Gak – UNI-Rio, Brasil; Carlos Reiss – Museu do Holocausto de Curitiba, Brasil e Marcus Vinicius Pereira-Silva – COC/FIOCRUZ, Brasil.
Mediação: Paulo Elian – COC/FIOCRUZ, Brasil.
 
11h15 - mesa: As guerras nas relações Brasil-Alemanha - Debate acerca das guerras na Europa e seu papel comercial, diplomático e político na migração de
alemães para o Brasil.
Palestrantes: Stefan Rinke – FU-Berlin - Berlim, Alemanha; Francisco Carlos Teixeira da Silva – UFRJ e UFJF, Brasil e Martin Baumeister – DHI-Rome, Itália.
Mediação: André Felipe Cândido da Silva – COC/FIOCRUZ, Brasil.
 
15h - mesa: Refugiados: trajetórias entre o Brasil e a Alemanha
Trajetórias de alemães desde suas cidades de origem e migrações sucessivas em fuga do nazifascismo até a chegada ao Brasil, país de refúgio; o fim da guerra e solicitações de reparação à Alemanha
Palestrantes: Cristiana Facchinetti – COC/FIOCRUZ, Brasil; Karl Schurster – UVigo, Espanha e UPE, Brasil; Pedro Muñoz – PUC-Rio, Brasil. 
Mediação: Gilberto Hochman – COC/FIOCRUZ, Brasil.
 
16h30 - Conferência de Encerramento: “Os Judeus do Vaticano:  A Tentativa de Salvação de Católicos – não-arianos – da Alemanha ao Brasil através do Vaticano (1939-1942)
Conferencista:Avraham Milgram – Museu Yad Vashem, Israel
Mediação: Cristiana Facchinetti – COC/FIOCRUZ, Brasil.
 
Obs.: Para receber certificado de ouvinte é necessário registrar a presença, em 75% das atividades do evento, por meio das listas que serão disponibilizadas durante as conferências e mesas, e fazer a inscrição na página do campus virtual da FIOCRUZ.