Apresentação

O curso de Aperfeiçoamento Técnico em Farmácia Hospitalar do INI foi oferecido, pela primeira vez, no ano de 2001 no INI. Coordenado pelos farmacêuticos José Liporage e Noemi Pereira (e, posteriormente, pela farmacêutica Madelon Novato) ocorreu com periodicidade anual até o ano de 2013. O curso era direcionado para profissionais de nível médio que atuavam na área de farmácia.
Desde 2014, com a saída de um dos coordenadores, o farmacêutico José Liporage Teixeira, o curso não foi mais oferecido. Em 2016, devido à grande demanda, a então chefe do Serviço de Farmácia (SEFARM) do INI, farmacêutica Camila Rocha da Cunha, solicitou a formação de uma nova equipe de trabalho para reformulação e retomada do curso em 2017. O grupo de trabalho composto pelos farmacêuticos Patricia Helena Castro Nunes, Madelon Novato, Lusiele Guaraldo e Eduardo Corsino Freire elaborou a proposta atual com o objetivo de adequar as disciplinas ao arcabouço regulatório vigente, à Política Nacional de Humanização, aos conceitos mais atualizados de assistência farmacêutica e às recomendações do Ministério da Saúde para promoção da segurança do paciente em ambiente hospitalar. O curso voltou a ser realizado em 2017 sob a coordenação de Patricia Helena Castro Nunes e Madelon Novato e ofereceu 40 vagas.
A relevância deste curso pode ser observada pelo histórico de grande procura e pelo número de alunos formados ao longo de sua história (mais de 400). Também se relaciona à possibilidade de promover o acesso de profissionais de nível médio a conteúdo atualizado e harmonizado às melhores práticas em farmácia hospitalar. Outro ponto importante é a possibilidade de inserção dos profissionais do Serviço de Farmácia do INI nas atividades de docência.
Em 2018, o Laboratório de Gestão da EPSJV solicitou a realização do curso para uma turma fechada composta por 32 alunos do curso técnico de gerência em saúde e de análises clínicas. Para este curso, apresentamos uma proposta de carga horária de 70 horas.