Apresentação

As infecções sexualmente transmissíveis (IST) têm um importante impacto na saúde sexual e reprodutiva. O diagnóstico precoce e preciso e o tratamento adequado e oportuno melhoram a qualidade de vida, interrompem a cadeia de transmissão e são importantes instrumentos de prevenção da ocorrência de complicações decorrentes dessas infecções.

Este curso autoinstrucional foi produzido pelo Ministério da Saúde com objetivo de orientar e sensibilizar os responsáveis pelo teste rápido (TR) sobre os procedimentos pré-teste, durante a testagem e pós-teste.

O Módulo 1 deste curso traz o “Guia Prático para Execução de Testes Rápidos”, com orientações e metodologias adequadas acerca dos procedimentos pré-teste, durante a testagem e pós-teste. É importante que todo profissional de saúde responsável pela execução dos testes rápidos conheça o Guia e suas recomendações. Através dele, é possível conhecer a importância dos testes rápidos, obter recomendações relevantes para os serviços responsáveis pela oferta da testagem rápida e orientações sobre o rastreamento das IST com uso dos testes rápidos.

No pré-teste, o estudante entenderá, no âmbito da testagem rápida, quem pode executar os testes, a composição dos kits, como realizar o armazenamento, como organizar a área de trabalho e como receber os usuários que buscam realizar o teste e o que informá-los, de acordo com os agravos que serão testados. Na testagem, serão abordados a preparação e o fluxo para realização do procedimento, bem como informações sobre o cuidado na execução dos testes rápidos. Por fim, no pós-teste, será explicado como interpretar os resultados dos testes rápidos, como realizar o encaminhamento dentro da rede de atenção à saúde do território, orientações sobre intercorrências com testes rápidos e outras situações que requerem atenção especial do executor.

Ainda, para que os executores estejam capacitados para a realização da testagem rápida, é importante que conheçam os testes que irão executar e o passo a passo preconizado pelos fabricantes. Nesse sentido, os Módulos 2, 3, 4, 5 e 6 apresentam materiais com o princípio metodológico dos testes rápidos, bem como as instruções detalhadas para realização dos testes rápidos utilizados no diagnóstico das infecções, respectivamente, pelo HIV, Sífilis, hepatite B e hepatite C, adquiridos de maneira centralizada pelo Ministério da Saúde e distribuídos para todo o país.

Público Alvo

Todas e todos interessados nas diretrizes de diagnóstico da infecção pelo HIV, Sífilis e Hepatites Virais no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) com foco na utilização de testes rápidos.