Apresentação

O Departamento de Educação de Farmanguinhos, conta com Programas de Pós-graduação Stricto sensu, Lato sensu e cursos de Qualificação, e tem como objetivo a formação de profissionais com conhecimento multidisciplinar sobre temas integrados à cadeia de desenvolvimento de fármacos e medicamentos, capacitados para atuar tanto no Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS), como no Sistema Único de Saúde (SUS). Os programas, por estarem inseridos em um ambiente fabril, grande diferencial e fundamental para que o aluno tenha contato com a realidade e as etapas de produção de um medicamento, apresenta um contraponto entre o panorama teórico-prático da pesquisa em fármacos e o entendimento da cadeia produtiva no setor de saúde. Baseado nisso, a organização de um evento científico do Departamento de Educação visa integrar os alunos, egressos e docentes dos programas com outros entes da cadeia de descoberta e desenvolvimento de medicamentos. A II Jornada da Pós-graduação de Farmanguinhos, realizada nos dias 02 e 03 de outubro de 2024 abrangeu a participação de diversas instituições de ensino do Rio de Janeiro, contou com palestras envolvendo pesquisadores da Fiocruz e de outras instituições, incluindo a participação de parceiros de Portugal como o Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova Lisboa, por exemplo.
Este ano, a 3ª edição, ocorrerá nos dias 8 e 09 de outubro e contará com conferências com palestrantes do Brasil e de parceiros internacionais, mesas redondas, apresentação de trabalhos. Além disso, a participação de empresas parceiras com stands auxiliará a interação indústria-academia favorecendo a criação de novas parcerias e novos projetos.

 
Modalidade
Presencial

Data e horário
08/10/2025 – 08:30 às 16:30h e 09/10/2025 - 08:30 às 16:30h

Carga horária
16 horas

Público alvo
Alunos de graduação, pós-graduação, docentes e profissionais.
 
Local de realização do curso
Auditório de Biomanguinhos – Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos - Biomanguinhos – Avenida Brasil 4365, Manguinhos – campus Fiocruz, Rio de Janeiro – Rio de Janeiro. 

Inscrições
11/08/2025 à 24/08/2025

Certificação
Após finalização do evento, comprovada a participação.

Contato
eventosedu.far@fiocruz.br

Critério de seleção
Serão admitidas as inscrições completas por ordem de chegada. 


Caso queira apresentar seu trabalho, clique no botão abaixo para instruções:


CLIQUE AQUI PARA ACESSAR AS INSTRUÇÕES DE SUBMISSÃO