Apresentação

SOBRE O CURSO

A bioinformática é uma intersecção entre biologia, computação e estatística. Neste curso, você aprenderá os primeiros passos para a bioinformática básica.

A importância da estatística na bioinformática é enfatizada ao longo do curso, preparando os alunos para entender a lógica da linguagem de programação e interpretar os dados obtidos. Além disso, discutiremos a importância da qualidade dos dados na obtenção de resultados significativos.

Este curso enfatiza a importância do pensamento crítico, incentivando a compreensão das linhas de comando e pensamento crítico na escolha de pipelines. Abordaremos também técnicas de resolução de problemas (troubleshooting), focando no entendimento dos "porquês" em vez de apenas reproduzir metodologias.
 

OBJETIVOS

Equipar os participantes com uma compreensão sólida dos princípios fundamentais da bioinformática e sua aplicação na genômica de patógenos. Buscamos desenvolver habilidades críticas de pensamento, capacidade de resolver problemas e compreensão das ferramentas de análise para que possam realizar análises de dados genômicos com eficiência e eficácia.

Como objetivos de aprendizagem, esperamos que o participantes sejam capaz de: (i) identificar e descrever os elementos essenciais envolvidos na etapa de preparação da amostra para sequenciamento; (ii) reconhecer os dados que necessitam de tratamento na bioinformática a partir dos resultados obtidos do sequenciamento; (iii) interpretar a estrutura de linhas de comando básicas na aplicação de análises de genômica de patógenos; (iv) conhecer as ferramentas de bioinformática disponíveis para aplicá-las adequadamente em análises de dados genômica; e (v) desenhar um pipeline de análise baseado nas ferramentas de bioinformática disponíveis incluindo as etapas necessárias para análise.
 

LOCAL

Auditório Aluízio Prata.
Instituto Gonçalo Moniz - IGM, Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ.
Rua Waldemar Falcão, 121, Candeal, 40296-710.
Salvador, Bahia, Brasil.
 

CUSTO

Gratuito.
 

PÚBLICO-ALVO

Este curso é destinado a estudantes, pesquisadores e profissionais dedicados a pesquisas em genômica de patógenos mas que ainda são iniciantes em análises utilizando bioinformática.
 

SELEÇÃO

A seleção será baseada no cadastro completo dos campos OBRIGATÓRIOS, no CV Lattes, Carta de Interesse e de Indicação do Orientador / Supervisor.
 

HORÁRIO

Segunda a quarta-feira, de 30 de outubro a 1 de novembro de 2023. 09h00 às 12h30 e 14h00 às 17h30.
 

CARGA HORÁRIA

20 horas diretas.
 

IDIOMA

Português.
 

PROFESSORES CONFIRMADOS

- Ricardo Khouri. Instituto Gonçalo Moniz, Fundação Oswaldo Cruz (BA-Brasil).
- Luciane Amorim. Instituto Gonçalo Moniz, Fundação Oswaldo Cruz e Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (BA-Brasil).
- Laise de Moraes. Instituto Gonçalo Moniz, Fundação Oswaldo Cruz (BA-Brasil).
- Túlio Campos.  Instituto Aggeu Magalhães, Fundação Oswaldo Cruz (PE-Brasil).
- Robson de Souza. Universidade de São Paulo (SP-Brasil).
- Andrêza Leite. Universidade Federal de Pernambuco (PE-Brasil).
 

POLÍTICA DE INCLUSÃO E DESCENTRALIZAÇÃO

As vagas serão distribuídas seguindo critérios de EDI (Equidade, Diversidade e Inclusão) e descentralizacão regional. Por favor, o informe devido da Identidade de Gênero e da Autodeclaração Étnico-Racial será crucial para esta distribuição.
 

CONSULTAS

laise.moraes@fiocruz.br