Apresentação

Justificativa:A implantação das atividades de gestão de documentos e o treinamento dos profissionais que lidam com a documentação produzida e acumulada nas diversas áreas da Instituição visam a integração das ações dos serviços de gestão de documentos na Fiocruz, a uniformização dos procedimentos arquivísticos, a organização, o controle e a transparência das informações que devem estar alinhadas com a legislação arquivística e as orientações do Sigda, a fim de facilitar o acesso às informações, garantindo a transparência administrativa ao mesmo tempo em que são resguardadas as informações sigilosas e preservada a memória organizacional.
Objetivo Geral: O curso de gestão de documentos visa qualificar os profissionais para atuarem nos setores produtores de documentos arquivísticos ou nos arquivos, demonstrar as vantagens da organização arquivística e o papel estratégico dos arquivos para a gestão eficiente e a melhoria da qualidade dos serviços prestados pela instituição.
Metodologia: Exposição dialogada, discussões em grupo e exercícios práticos.
Avaliação A avaliação do curso será realizada em duas etapas: a) Pré-avaliação - para conhecer a área de atuação dos alunos e possível conhecimento prévio sobre gestão de documentos; b) Avaliação de reação – por intermédio de questionário com itens sobre o desempenho do instrutor, procedimentos instrucionais, instalações físicas e sugestões, visando o aprimoramento contínuo da instrução.