Apresentação

Apresentação
Em 2018, pesquisadores da London School of Hygiene and Tropical Medicine (LSHTM), da Fundação Oswaldo Cruz de Recife e de Brasília (FIOCRUZ) e dos Institutos do Câncer e de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, assim como do Instituto de Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (IMR-HC -FMUSP) estabeleceram parceria para desenvolver o projeto de pesquisa multicêntrico “Strengthening the inclusion of people with disabilities in the health system in Brazil”. Contribuiram, ainda, com a pesquisa, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade do Estado de Pernambuco (UEPE).
Trata de pesquisa descritiva e exploratória, com triangulação de métodos que visou investigar a realidade do acesso e do funcionamento do Sistema Único de Saúde, SUS, no atendimento às necessidades de saúde das pessoas com deficiência. 
Foram realizados estudos qualitativos da percepção dos atores envolvidos com o acesso ao SUS tanto pelo lado da demanda quanto do suprimento de cuidado, análise de dados secundários disponíveis sobre acesso ao SUS e da política de saúde da pessoa com deficiência.
Os resultados da pesquisa propõem recomendações para gestores, formuladores e profissionais responsáveis pela implementação de práticas promotoras de acessibilidade e inclusão para estes grupos, de modo a contribuir para o melhorar o acesso ao SUS.
O Seminário “Fortalecimento do acesso da pessoa com deficiência ao Sistema Único de Saúde no Brasil” faz parte das ações de disseminação dos resultados, previstas no plano de trabalho.
A pesquisa contou com apoio do Newton Fund- MRC - 2017, Health Systems Research Networks  e da chamada CONFAP-MRC 2018 e foi realizada entre 2018 e 2022, atravessando o período da Pandemia de Covid 19.