Apresentação

Com o objetivo de fomentar a reflexão e o desenvolvimento de estudos científicos interdisciplinares, o X Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública promove, ao longo do segundo semestre de 2019, quatro sessões a respeito de Saúde e Fronteiras. “Saúde e Fronteiras no Novo Mundo” é o tema da segunda sessão, que acontece em 18 de setembro. Renomados pesquisadores e gestores dos campos da Bioética, da Saúde Pública e das Relações Internacionais conduzirão as discussões, abertas a todos os interessados. Os presentes receberão certificado de participação emitido pela Escola Fiocruz de Governo (EFG) da Fiocruz Brasília.

Saúde e diplomacia são políticas nacionais com múltiplas interfaces, tanto no âmbito das relações internas como entre países. Características que se acentuam ou adquirem aspectos candentes quando se intensifica, nas faixas de fronteiras internacionais, o trânsito de pessoas ou mercadorias, em razão de conflitos ou fatores de diversas ordens. Tais processos resultam e, simultaneamente, agravam as desigualdades entre pessoas e comunidades de ambos os lados desses limites geopolíticos, que representam, para muitos, zonas de atração e, para alguns, linhas de enfrentamento e repulsão. A agenda do Ciclo de Debates deste semestre visa problematizar experiências e perspectivas em torno dessas situações, que atormentam quem as vivencia e atingem, de algum modo, todos os cidadãos do mundo.

Ementa da presente sessão: O enfrentamento de problemas de saúde que afetam migrantes ou residentes nas fronteiras entre nações do Continente Americano merece revisão criteriosa com vistas a apontar novos encaminhamentos. Por outro lado, é preciso atentar para inovações que podem ser valiosas para formulação e execução de estratégias e medidas ante os desafios atuais e outros que se prenunciam mais preocupantes. Como a revisão de experiências e a antevisão do futuro podem contribuir para esse debate?

O tema será discutido levando em consideração os estudos interdisciplinares realizados pelo Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/ Fiocruz Brasília) no contexto do Programa de Pesquisa e Comunicação: Desigualdade, Desenvolvimento e Cooperação.

O X Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública é organizado pelo Nethis/Fiocruz Brasília. A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e a Fiocruz Brasília apoiam a realização das sessões. As sessões são transmitidas ao vivo pela internet, além de gravadas e disponibilizadas na videoteca Nethis.