Apresentação

O curso tem por objetivo central aprofundar, na perspectiva da Saúde Coletiva, as discussões em torno dos estudos pós-coloniais e da obra do sociólogo português Boaventura de Sousa Santos, sintetizada na proposição das Epistemologias do Sul. Trata-se de apresentar um pensamento alternativo de alternativas para repensar bases teóricas e metodológicas em diversas áreas da Saúde Coletiva. Como proposta teórica e metodológica, as Epistemologias do Sul criticam a tripla dominação (capitalista, colonial e patriarcal) do projeto moderno de matriz eurocêntrica e aposta em novas possibilidades políticas e epistemológicas a partir das experiências e lutas sociais, travadas principalmente no Sul Global, contra as exclusões radicais, os racismos e as discriminações. Tal proposta é particularmente importante diante de um momento histórico com graves retrocessos que ameaçam os avanços sociais e de saúde, ainda que limitados, realizados nas últimas décadas na sociedade brasileira.

O curso permitirá a formação e intercâmbio de discentes e docentes da ENSP e FIOCRUZ como um todo interessados em áreas e temas como a saúde e ambiente, a reforma psiquiátrica, os direitos humanos, a saúde das populações dos campos, florestas e águas, e as práticas integrativas na atenção básica de saúde.

As aulas serão dadas por professores da ENSP/Fiocruz e do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra que já desenvolvem trabalhos em parceria. Dentre os temas a serem abordados destacamos: Epistemologias do Sul e o diálogo com os debates pós-coloniais, de colonialidade, decolonial e estudos subalternos; pensamento abissal, sociologias das ausências e emergências; as cinco ecologias como contraponto às cinco monoculturas; ecologia de saberes e tradução intercultural; Epistemologias do Sul e Saúde Coletiva no contexto do diálogo entre a América Latina e a Europa; aprendizados com a Reforma Psiquiátrica Brasileira e contribuições de Frantz Fanon nas lutas antimanicomiais; Práticas integrativas de saúde; Saúde, Ambiente e lutas sociais nas periferias urbanas, nos campos e florestas.