Apresentação
Workshop oferecido como parte da 10ª Semana da Pós-Graduação do IOC.
A atuação docente tem sido discutida, sobretudo quanto à interdisciplinaridade, contextualização, ludicidade e aproximação do ensino à realidade do aluno e à busca por novas práticas que levem ao ensino crítico, prazeroso e significativo. A Metodologia da Problematização (MP) valoriza os saberes prévios dos alunos e propõe um ensino cujos pilares são: a realidade a ser considerada como um problema e a busca de solução para estes problemas. A narrativa dos Quadrinhos pode ter uma narrativa formada por apenas códigos visuais ou por códigos visuais e verbais simples que interagem entre si, atrai e assegura a transmissão da mensagem ao leitor e permite um processo reflexivo que leva à apreensão do conceito abordado pelas suas próprias deduções e conclusões. Neste sentido, propomos um workshop com o desenvolvimento de uma atividade utilizando-se dos Quadrinhos, tendo como pano de fundo a MP enquanto estratégia didático-pedagógica na área de Biociências, nos ensinos formal e não formal.
Público Alvo: Estudantes, egressos ou profissionais das áreas afins ao Ensino.
Modalidade: Remoto (link será fornecido)
Data e Horário: 10/09 das 14h às 17h
Carga Horária: 3 horas
Pré-requisito: Obrigatório estar devidamente inscrito na 10ª Semana da Pós-Graduação do IOC (https://campusvirtual.fiocruz.br/gestordecursos/hotsite/semanaPG2024). Todas as inscrições serão validadas pela organização da atividade.
Vagas: 20
A atuação docente tem sido discutida, sobretudo quanto à interdisciplinaridade, contextualização, ludicidade e aproximação do ensino à realidade do aluno e à busca por novas práticas que levem ao ensino crítico, prazeroso e significativo. A Metodologia da Problematização (MP) valoriza os saberes prévios dos alunos e propõe um ensino cujos pilares são: a realidade a ser considerada como um problema e a busca de solução para estes problemas. A narrativa dos Quadrinhos pode ter uma narrativa formada por apenas códigos visuais ou por códigos visuais e verbais simples que interagem entre si, atrai e assegura a transmissão da mensagem ao leitor e permite um processo reflexivo que leva à apreensão do conceito abordado pelas suas próprias deduções e conclusões. Neste sentido, propomos um workshop com o desenvolvimento de uma atividade utilizando-se dos Quadrinhos, tendo como pano de fundo a MP enquanto estratégia didático-pedagógica na área de Biociências, nos ensinos formal e não formal.
Público Alvo: Estudantes, egressos ou profissionais das áreas afins ao Ensino.
Modalidade: Remoto (link será fornecido)
Data e Horário: 10/09 das 14h às 17h
Carga Horária: 3 horas
Pré-requisito: Obrigatório estar devidamente inscrito na 10ª Semana da Pós-Graduação do IOC (https://campusvirtual.fiocruz.br/gestordecursos/hotsite/semanaPG2024). Todas as inscrições serão validadas pela organização da atividade.
Vagas: 20