Comunicação e diversidade
Comunicação e diversidade: reflexões para práticas inclusivas
Objetivo geral:
Refletir sobre o papel da comunicação como direito humano fundamental e para o reconhecimento e valorização da diversidade, a partir da apresentação de conceitos e marcos legais importantes e do debate acerca de práticas comunicacionais. Neste sentido, a atividade visa mobilizar as pessoas participantes a, coletivamente, construir análises críticas acerca de conteúdos midiáticos no que diz respeito a representações e abordagens sobre relações étnico-raciais, pessoas com deficiência e questões de gênero e sexualidades, colaborando para uma formação reflexiva e práticas mais inclusivas. Assim, buscamos:
- Apresentar conceitos e marcos legais relacionados à comunicação como direito humano;
- Refletir sobre o papel da comunicação para a defesa e reconhecimento de direitos;
- Refletir sobre práticas comunicacionais inclusivas;
- Analisar crítica e coletivamente conteúdos midiáticos e suas respectivas abordagens para relações étnico-raciais, gênero, sexualidades e pessoas com deficiência;
- Colaborar para a reflexão e formação crítica de participantes, na busca por práticas comunicacionais mais inclusivas.
Objetivo geral:
Refletir sobre o papel da comunicação como direito humano fundamental e para o reconhecimento e valorização da diversidade, a partir da apresentação de conceitos e marcos legais importantes e do debate acerca de práticas comunicacionais. Neste sentido, a atividade visa mobilizar as pessoas participantes a, coletivamente, construir análises críticas acerca de conteúdos midiáticos no que diz respeito a representações e abordagens sobre relações étnico-raciais, pessoas com deficiência e questões de gênero e sexualidades, colaborando para uma formação reflexiva e práticas mais inclusivas. Assim, buscamos:
- Apresentar conceitos e marcos legais relacionados à comunicação como direito humano;
- Refletir sobre o papel da comunicação para a defesa e reconhecimento de direitos;
- Refletir sobre práticas comunicacionais inclusivas;
- Analisar crítica e coletivamente conteúdos midiáticos e suas respectivas abordagens para relações étnico-raciais, gênero, sexualidades e pessoas com deficiência;
- Colaborar para a reflexão e formação crítica de participantes, na busca por práticas comunicacionais mais inclusivas.