Apresentação

A Câmara Técnica de Ambiente e Saúde do IOC (CTAmbS) tem o prazer de informar a realização do II Seminário em Ambiente e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz, que está sendo proposto para dar continuidade as atividades deflagradas pela CTAmbS/IOC desde 2017. Ele tem como propósito apresentar e discutir questões operacionais e científicas com os pesquisadores e respectivas equipes, a fim de integrar as linhas de pesquisa em ambiente e saúde, buscando interesses comuns, oportunizando o diálogo e a identificação de parcerias internas e externas para fortalecer a pesquisa em ambiente no Instituto.

Dessa forma, a Câmara cumpre seu papel institucional de assessorar a Diretoria na realização de atividades voltadas para o fortalecimento da pesquisa em ambiente e saúde, tendo como referências as ações cristalizadas no Plano de Diretrizes Estratégicas (PDE) do IOC e o compromisso estratégico da Fiocruz com a saúde, ciência e o fortalecimento do SUS em prol da sociedade brasileira refletido nas teses e diretrizes aprovadas no XI Congresso Interno que nortearão a Fiocruz do futuro.
 
DINÂMICA DO II SEMINÁRIO DE AMBIENTE E SAÚDE DO IOC
 
O II Seminário em Ambiente e Saúde no IOC será realizado nos dias 08 a 10 de junho de 2022 em comemoração à Semana do Meio Ambiente.  Ele será realizado em três dias, nas duas modalidades (presencial e virtual) e englobará três cenários em função do objetivo, especificidade e público-alvo da atividade realizada em cada dia.
 
O primeiro dia (08/6) será realizado na modalidade presencial (Modalidade do evento sujeita a confirmação de acordo com as diretrizes instituicionais de enfrentamento da pandemia de Covid-19 em vigência na data) e dedicado aos pesquisadores e outros profissionais do IOC que atuam em pesquisa em ambiente e saúde. Neste dia, haverá limite no número de participantes.

Objetivo e atividades (Cenário Interno): Discutir questões internas, dar continuidade as iniciativas da CTAmbS e realizar apresentações curtas dos laboratórios que atuam em pesquisa na interface ambiente-saúde a fim de promover um momento de trocas e maior integração dos grupos do IOC. Nesse dia, o evento acontecerá no auditório Emmanuel Dias - Pavilhão Arthur Neiva no Campus Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ.

Os laboratórios participantes poderão acessar aqui e também receberão por e-mail, um template em power point para elaboração da sua apresentação, com duração máxima de 5 min, seguindo o formato e dinâmica Pitch.  Os slides seguirão um roteiro de questões a serem abordadas e que suscitarão discussão ao final da atividade.
 
O segundo dia (09/6) será realizado na modalidade virtual (o link de acesso será enviado posteriormente) e dedicado aos pesquisadores e profissionais do IOC, da Plataforma Internacional para Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (PICTIS), Barcelona Institute for Global Health (ISGlobal) e do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental – CIIMAR). Objetivo e atividades (Cenário Externo): Divulgar a expertise em ambiente de cada instituição e identificar interesse comuns e promover aproximação e diálogo para colaborações.

As instituições participantes receberão um roteiro para elaboração de sua apresentação, com duração máxima de 20 minutos, ou realizar o download aqui.

O terceiro dia (10/6) será realizado na modalidade  virtual e fechará o Seminário com uma Sessão do Centro de Estudos abordando um tema ambiental contemporâneo.  Aberto a todos os públicos.