Cursos

Home Cursos
Voltar

AUTOCUIDADO EM SAÚDE E A LITERACIA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE E A PREVENÇÃO DE DOENÇAS CRÔNICAS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (APS) - 1º Oferta

Unidade/ofertante: Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde Telefone: Tel: (21) 3865-3201 / 9033 / 9063
C Capacitação/Cursos Livres
À distância
Aguarde Novas Inscrições

Sobre o curso

O curso intitulado "AUTOCUIDADO EM SAÚDE E A LITERACIA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE E A PREVENÇÃO DE DOENÇAS CRÔNICAS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (APS)" tem uma carga horária de 60 horas. Este curso tem como público alvo profissionais da área da saúde, especialmente aqueles que atuam nas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), nas unidades de atenção à saúde no Brasil e áreas afins, bem como profissionais de outras áreas do conhecimento. O curso está organizado em 5 módulos com oferta de 3 aulas em cada um. Serão disponibilizados: 01 Guia de orientações sobre Literacia para a Saúde (LS) para profissionais de saúde, considerando o contexto brasileiro e a interface da LS com a educação popular e saúde, comunicação e saúde, autocuidado e outras práticas em desenvolvimento no país e 04 guias sobre as doenças crônicas e interface com a LS, para as equipes ESF e usuários. O material complementar disponibiliza ainda 08 vídeos sobre a LS e o manejo de doenças específicas.

O Curso “Autocuidado em saúde e a Literacia para a promoção da saúde e a prevenção das doenças crônicas na Atenção Primária à Saúde (APS)” apresenta uma proposta de capacitação/aprofundamento dos profissionais de saúde para atendimento à população usuária dos serviços de saúde sobre as temáticas do autocuidado, qualidade de vida e estilos de vida saudáveis, tendo a Literacia para a Saúde (LS) como pressuposto básico para a promoção de saúde e a prevenção de doenças, especialmente as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).

A oferta tem por objetivo capacitar profissionais de saúde que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS) sobre modelos, estratégias e possibilidades de intervenções para a promoção do autocuidado, prevenindo e controlando em relação às doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), tendo em vista o público-alvo de usuários do SUS e tendo como perspectiva a Literacia para a Saúde (LS).

Essa formação  está alinhada ao compromisso da Fiocruz com a democratização do conhecimento e do acesso  aberto à informação, e neste guia apresentamos informações gerais e orientações para facilitar o seu  aprendizado.

Nossos cursos estão hospedados na Plataforma de Aulas do Campus Virtual Fiocruz, uma rede  descentralizada de pessoas e instituições que compartilham cursos, recursos, serviços e atividades  de ensino na área de Saúde, fazendo uso intensivo de tecnologias de informação, comunicação e  educação.

O Campus Virtual Fiocruz tem parcerias com diversas redes, reafirmando os princípios de  ampliação de acesso ao conhecimento de sua Política de Acesso Aberto.