Cursos

Home Cursos
Voltar

Introdução à Linguagem de Programação R - 1º Oferta

Unidade/ofertante: Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde Telefone: Tel: (21) 3865-3201 / 9033 / 9063
C Capacitação/Cursos Livres
Presencial
Aguarde Novas Inscrições

Sobre o curso

A linguagem R se tornou popular em grande parte pela adoção de uma estratégia colaborativa internacional de desenvolvimento e pesquisa mantida formalmente pela R Foundation, uma fundação sem fins lucrativos, sendo distribuído via CRAN (Comprehensive R Archive Network) e ainda sob a licença de software livre, consolidando o R como uma das linguagens de programação mais difundidas em estatística e ciência de dados. Todos os anos, o número de usuários de R cresce cerca de 40%, e um número crescente de organizações o utiliza em suas atividades diárias. No curso Introdução à linguagem R serão apresentados os conceitos básicos de tipos de variáveis, listas, fatores e data frames. Este curso propõe uma introdução ao R com o foco em análise de dados. Durante o curso serão abordados os principais conceitos e métodos de armazenamento; manipulação e ferramentas úteis para análise de dados de saúde e seus determinantes socioambientais. Estratégia pedagógica e conteúdos desenvolvidos por meio de procedimentos que se sedimentam nos pressupostos didáticos de que “para se aprender, tem que fazer” e de que “é só fazendo, que se apreende”. Serão construídos exercícios e estudos de caso em ambiente computacional Jupyter abordando atividades de coleta, transformação e análise de grandes quantidades de dados do setor saúde e seus determinantes socioambientais. A 1ª edição será por demanda fechada para parceiros apoiados pela PCDaS na segunda edição do Grand Challenges Explorations Brasil sobre saúde maternoinfantil, realizada pela Fundação Bill & Melinda Gates em parceria com os Ministérios da Saúde e da Ciência e Tecnologia e Inovações, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e para colaboradores do ICICT.

A linguagem R se tornou popular em grande parte pela adoção de uma estratégia colaborativa internacional de desenvolvimento e pesquisa mantida formalmente pela R Foundation, uma fundação sem fins lucrativos, sendo distribuído via CRAN (Comprehensive R Archive Network) e ainda sob a licença de software livre, consolidando o R como uma das linguagens de programação mais difundidas em estatística e ciência de dados. Todos os anos, o número de usuários de R cresce cerca de 40%, e um número crescente de organizações o utiliza em suas atividades diárias. No curso Introdução à linguagem R serão apresentados os conceitos básicos de tipos de variáveis, listas, fatores e data frames. Este curso propõe uma introdução ao R com o foco em análise de dados. Durante o curso serão abordados os principais conceitos e métodos de armazenamento; manipulação e ferramentas úteis para análise de dados de saúde e seus determinantes socioambientais.  

A 1ª edição será por demanda fechada para parceiros apoiados pela PCDaS na segunda edição do Grand Challenges Explorations Brasil sobre saúde maternoinfantil, realizada pela Fundação Bill & Melinda Gates em parceria com os Ministérios da Saúde e da Ciência e Tecnologia e Inovações, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e para colaboradores do ICICT. 

Início do curso: 30/08/2021
Término do curso: 13/10/2021