Cursos

Home Cursos
Voltar

Curso internacional em Educação Ambiental de base comunitária e ecologia politica na América latina: utopia, esperança e práxis no centenário Paulo Freire - 1º Oferta

Unidade/ofertante: Instituto Oswaldo Cruz Telefone: Tel: (21) 2562-1200 / 1444 / 1401
C Capacitação/Cursos Livres
À distância
Aguarde Novas Inscrições

Sobre o curso

O Curso de Extensão em “Educação Ambiental de Base Comunitária e Ecologia Política na América Latina: utopia, esperança e práxis no centenário Paulo Freire” se justifica pela necessidade de oferecer uma formação complementar em Educação Ambiental crítica alinhada à perspectiva da Ecologia Política e contextualizada à importância do centenário Paulo Freire e aos territórios em conflitos ambientais na América Latina, ainda pouco difundida no campo da Educação Ambiental. Assim, visamos construir um processo de ensino/aprendizagem que favoreça o desenvolvimento de uma visão crítica sobre as relações sociedade/natureza, a fim de contribuir com suas práxis educativas. A proposta foi construída com a intenção de unir em cada aula, ao menos um pesquisador acadêmico, um representante de movimento social (e/ou população tradicional) e dois artistas (ou educadores-artistas), buscando desta forma suscitar debates sob a perspectiva da Ecologia de Saberes, com vistas a promover o inter-relacionamento entre os diversos campos de conhecimentos. Os temas de cada aula foram debatidos e pensados de acordo com os acúmulos dos dois grupos de pesquisa GEASUR (UNIRIO) e Saúde EAC (IOC/Fiocruz) e também em interface com as temáticas pulsantes na atual conjuntura político-social e de relevância para os campos da Educação Ambiental e da Ecologia Política latino-americana.

Este curso é fruto do projeto de ensino, pesquisa e extensão do Grupo de Estudos em Educação Ambiental Desde El Sur (GEASur), no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), e está em sua quarta edição. Desta vez será realizado em parceria com o grupo de pesquisa Saúde EAC/ LAPSA/IOC/Fiocruz e com o curso de pós graduação em Ensino em Biociências e Saúde/IOC. O curso tem a proposta de refletir sobre as práticas pedagógicas de Educação Ambiental nos contextos formal e não-formal, emergentes das lutas populares, movimentos sociais, populações tradicionais, povos indígenas e grupos em situação de vulnerabilidade socioambiental no cenário latino-americano em diálogo com a academia. Neste sentido, o curso se inspira em Paulo Freire, seus ideais e princípios, procurando construir pesquisas que investigam as pedagogias emergentes das lutas ambientais e das práticas de re-existências dos grupos envolvidos em conflitos ambientais no contexto latino-americano. O curso apresenta os pressupostos teóricos dos grupos de pesquisa envolvidos, sendo eles: GEASur assume politicamente a tendência crítica da Educação Ambiental alinhado com as perspectivas da interculturalidade e decolonialidade  e o Saúde EAC, apresenta a educação ambiental crítica como promotora da saúde única e planetária. Os dois militam nas seguintes áreas temáticas: GEASur - Educação Ambiental Crítica; Educação Popular; Justiça Ambiental; Racismo Ambiental; Ecologia Política; Geopolítica e Meio Ambiente na América Latina, e as teorias do Giro Decolonial e o grupo Saúde EAC, além da educação ambiental crítica e da educação popular freireana, tem também por base a teoria da Convivência pedagógica cunhada por Mauro Guimarães, o desenvolvimento da cidadania planetária e a visão da saúde no sentido amplo dos conceitos de saúde única , saúde planetária, saúde global e práticas do Bem viver.