Cursos

Home Cursos
Voltar

Curso \"Saúde Comunitária: Uma Construção de Todos\" - 12ª Edição

Unidade/ofertante: Instituto Oswaldo Cruz Telefone: Tel: (21) 2562-1200 / 1444 / 1401
C Capacitação/Cursos Livres
À distância
Aguarde Novas Inscrições

Sobre o curso

O Curso “Saúde Comunitária: Uma Construção de Todos”, tem como objetivo principal oferecer conhecimentos teóricos e práticos que possibilitem compreender a teia de relações entre os determinantes sociais da saúde, a organização do território e a promoção da saúde. Também, o curso deve proporcionar e estimular o participante a continuar aprendendo e utilizar os conhecimentos adquiridos em outras etapas de sua formação e em sua vida cotidiana. A metodologia do curso é baseada em encontros dinâmicos e expositivos que permitem que todos os participantes sejam protagonistas no processo de construção de conhecimento, derrubando o formato de “sala de aula” onde apenas o professor é o dono do saber, idealizando que o saber é bidirecional. Os temas das aulas são organizados em sequência lógica de modo que se complementem, assim, a grade do curso é dividida em temas transversais e específicos. Os temas transversais devem compreender assuntos ligados à organização dos territórios. Já os temas específicos estão voltados para os agravos existentes nos territórios, identificados por meio de reuniões iniciais e selecionados pela equipe de Coordenação, docentes e monitores do curso quanto à sua relevância e baseado na avaliação e sugestão dos alunos do ano anterior. Antes do início das aulas é realizada uma reunião entre a coordenação, docentes e monitores, para que possa haver a adaptação do conteúdo à linguagem popular. Este é um passo imprescindível para a troca de saberes entre os docentes, monitores e participantes. Os participantes são ativos durantes as aulas com possibilidades de conversas e esclarecimentos de dúvidas durante e pós aula junto aos docentes. Os mini-projetos são idealizados e realizados pelos alunos juntamente a um monitor em que se tem como estratégia, a socialização e troca dinâmica de saberes. Estas ações dos mini- projetos serão realizadas por grupos de em média 10-12 alunos , através dos temas ministrados durante o curso supervisionado pelos monitores e docentes. Será disponibilizado material didático como ferramenta para elaboração dos mini-projetos, na plataforma do Campus Virtual Fiocruz, além da necessidade de se obter frequência de 75% pelo participante. Nossas estratégias operacionais estimulam o aprendizado contínuo e a utilização dos conhecimentos adquiridos em seu cotidiano atuando como promotores locais de saúde. Além disso, a metodologia propicia ao corpo docente e aos monitores reflexões sobre seus conceitos e práticas utilizados em meio acadêmico para com a sua inserção como cidadãos na sociedade para a promoção da saúde e ao bem comum.

O Curso "Saúde Comunitária: Uma Construção de Todos", tem como objetivo principal oferecer conhecimentos teóricos e práticos que possibilitem compreender a teia de relações entre os determinantes sociais da saúde, a organização do território e a promoção da saúde. Também, o curso deve proporcionar e estimular o participante a continuar aprendendo e utilizar os conhecimentos adquiridos em outras etapas de sua formação e em sua vida cotidiana. 
 
A metodologia do curso é baseada em encontros dinâmicos e expositivos que permitem que todos os participantes sejam protagonistas no processo de construção de conhecimento, derrubando o formato de “sala de aula” onde apenas o professor é o dono do saber, idealizando que o saber é bidirecional.

Os temas das aulas são organizados em sequência lógica de modo que se complementem, assim, a grade do curso é dividida em temas transversais e específicos (Vide Programação). Os temas transversais devem compreender assuntos ligados à organização dos territórios. Já os temas específicos estão voltados para os agravos existentes nos territórios, identificados por meio de reuniões iniciais e selecionados pela equipe de Coordenação, docentes e monitores do curso quanto à sua relevância e baseado na avaliação e sugestão dos alunos do ano anterior. 

Para o participante obter o certificado de conclusão de curso: Após cada encontro “on line” o participante deverá responder ao questionário de avaliação acerca do tema da aula e didática do professor. Durante o curso serão idealizados e realizados pelos alunos participantes MINI-PROJETOS sob orientação de 01 monitor. Estas ações dos mini-projetos serão realizadas por grupos de em média 10 - 12 alunos, através dos temas ministrados durante o curso. Será disponibilizado material didático como ferramenta para elaboração dos mini-projetos, no ambiente virtual, além da necessidade de se obter frequência de 75% pelo aluno participante.

O CURSO É GRATUITO E CERTIFICADO PELA FIOCRUZ!!
 
As inscrições passarão por uma análise prévia para homologação seguindo critérios estabelecidos. Os critérios encontram - se abaixo:
 
PÚBLICO ALVO:
 
NÃO SERÃO HOMOLOGADAS AS INSCRIÇÕES DE CANDIDATOS NÃO RESIDENTES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E QUE POSSUAM NÍVEL SUPERIOR.
 
• O aluno participante será responsável por providenciar o meio de comunicação "on-line" por garantir banda de internet com velocidade compatível para emissão de som e imagem em tempo real, além de ter o aplicativo ZOOM meetings baixado;
•  Ser morador de comunidade em área de vulnerabilidade socioambiental do Estado do Rio de Janeiro;
• Idade mínima: 18 anos completos;
• Escolaridade mínima: 4ª série (5º ano) do ensino fundamental;
• Escolaridade máxima: Ensino Médio Completo;
Documentação obrigatória do curso precisa ser anexada no ato da inscrição: RG, CPF, Comprovante de residência e comprovante de escolaridade.


Para maiores informações: E-mail -  saudecomunitaria2021@gmail.com
Rede social: facebook.com/cursosaudecomunitaria
Antonio Henrique Almeida de Moraes Neto 
Coordenador geral do curso de extensão "Saúde Comunitária: Uma Construção de Todos", destinado a moradores de comunidades de baixa renda no município do Rio de Janeiro e de outras áreas de vulnerabilidade socioambiental no Estado do Rio de Janeiro. Pesquisador Titular em Saúde Pública do Instituto Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, com Pós-Doutorado pelo CNPq (2003) (área de concentração: Parasitologia/Saúde Pública), doutorado em Ciências pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

Maria de Fátima Leal Alencar 
Atua desde 2010 como membro da Comissão de organização do Curso "Saúde Comunitária: Uma Construção de Todos" da Fiocruz, destinado a capacitação para a promoção da saúde de moradores de áreas de vulnerabilidade socioambiental do Estado do Rio de Janeiro. Pós-graduação pelo Curso de Especialização Lato-Sensu em Promoção de Espaços Saudáveis e Sustentáveis da Área de Saúde Pública do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental, da Escola Nacional de Saúde Pública - ENSP/FIOCRUZ. Graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). 

Priscila Pinho da Silva 
Atua desde 2018 como membro da Comissão de organização do Curso Saúde Comunitária: Uma Construção de Todos da Fiocruz, destinado a capacitação para a promoção da saúde de moradores de áreas de vulnerabilidade socioambiental do Estado do Rio de Janeiro. Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Medicina Tropical do Instituto Oswaldo Cruz/FIOCRUZ. 

Sheila da Mota dos Santos 
Atua desde 2018 como membro da Comissão de organização do Curso "Saúde Comunitária: Uma Construção de Todos" da Fiocruz, destinado a capacitação para a promoção da saúde de moradores de áreas de vulnerabilidade socioambiental do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Ciências do PG-EBS (Ensino em Biociências e Saúde) - FIOCRUZ/RJ.Carga horária: 2 horas / aula

Início das aulas: 25 de outubro de 2021 (segunda - feira)
Término das aulas: 03 de dezembro de 2021 (sexta - feira)
De segunda a sexta feira (exceto feriados)

Horário das aulas: 17:30h às 19:30h

Recurso utilizado para as aulas “on-line”: aplicativo ZOOM MEETINGS

Temas das aulas:
Apresentação do Curso e Plataforma Digital (25/10)
Hepatites Virais (26/10)
COVID-19 e seus Desafios (27/10)
Pediculose (28/10)
Monitoria (Elaboração de mini-projetos com ajuda de monitores) (29/10, 12/11 e 19/11)
Parasitoses Intestinais (03/11)
Tuberculose (04/11)
Acesso a Medicamentos (05/11)
Alimentação Saudável (08/11)
Zoonoses (09/11)
Infecções Sexualmente Transmissíveis (10/11)
Arboviroses (11/11)
Intolerância Alimentar (16/11)
Vacinas e Fake News (17/11)
Cuidador de Idosos (18/11)
Caminhos das Águas (22/11)
A Importância das PICS para Promoção da Saúde (23/11)
Manejo de Resíduos Sólidos (24/11)
Território como Fator de Promoção da Saúde (25/11)
Saúde da Mulher (26/11)
Comunidade e Estratégia de Saúde da Família (29/11)
Avaliação dos mini-projetos (30/11, 01/12 e 02/12)
Encerramento do Curso (03/12)