Cursos

Home Cursos
Voltar

MENINAS NA CIÊNCIA: DIÁLOGOS PARA A PROMOÇÃO DO PENSAMENTO E DA AÇÃO CIENTÍFICA DA MULHER NA SOCIEDADE - 1º Oferta

Unidade/ofertante: Fiocruz Ceará Telefone: Tel: (85) 3215-6450 Email: redesaudedafamilia@fiocruz.br
C Capacitação/Cursos Livres
Presencial
Aguarde Novas Inscrições

Sobre o curso

O evento busca promover o pensamento crítico e criativo de meninas sobre temas relacionados às ciências da saúde e o papel da mulher na sociedade e no meio científico, considerando contexto vivenciado historicamente pelas mulheres. Objetivos específicos • Discutir os desafios contemporâneos de jovens mulheres para atuar em ciência e tecnologia no Ceará; • Desenvolver a percepção crítica sobre as relações de dominação e subordinação vivenciadas pelas mulheres em seu cotidiano e as repercussões disso sobre suas trajetórias profissionais; • Compartilhar resultados de pesquisas de saúde ambiente, saúde da família e saúde ambiente realizadas por mulheres da Fiocruz Ceará; • Exercitar a construção coletiva de protótipos de projetos de pesquisa com meninas, que visem o desenvolvimento local.

Meninas na Ciência em Eusébio: diálogos para a promoção do pensamento e da ação científica da mulher na sociedade contemporânea.

Evento em comemoração ao Dia Internacional de Meninas e Mulherers na Ciência.
Serão realizadas apresentações de:

  •  Sonia Guimarães, Fisica, professora do ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica,  primeira mulher negra brasileira doutora em Fisica. Primeira mulher negra brasileira lecionar no ITA, tendo ingressado em 1993 quando a instituição ainda não aceitava mulheres como estudantes.
  • Andrea Sousa Lima, Zootecnista, especialista em educação do campo, coordenadora de projetos da ONG Esplar - centro de pesquisa e assessoria. Experiencia profissional na area de Agroecologia, feminismo e soberania alimentar.
  • Laeticia Jalil ,Professora de Sociologia na Universidade Federal Rural de Pernambuco/UFRPE. Coordenadora do Nucleo JUREMA: Agroecologia, Feminismos e Ruralidades da UFRPE. Atua nas áreas de sociologia rural, com ênfase em gênero e agroecologia.