Cursos

Home Cursos
Voltar

Mais Meninas na Ciência - Visita à Fiocruz - 1º Oferta

Unidade/ofertante: Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação Email: vpeic@fiocruz.br
C Capacitação/Cursos Livres
Presencial
Aguarde Novas Inscrições

Sobre o curso

Que tal passar um dia conhecendo a rotina das cientistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)? O Grupo de Trabalho de Mulheres e Meninas na Ciência está com inscrições abertas para alunas de escolas públicas - que cursem o ensino médio - interessadas em visitar a sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro (RJ). As selecionadas irão visitar laboratórios ou outros setores de unidades da Fundação. Além de ser menina e gostar (muito) de ciência, é preciso responder a duas perguntas para que a inscrição seja realizada: Qual a importância das mulheres na ciência? E quais são as principais áreas de conhecimento do seu interesse? A resposta de cada questão deverá conter até 100 palavras.

Em comemoração ao Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, instituído pela ONU, em 2015, e sob a liderança da Unesco e da ONU Mulheres, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) abrirá as suas portas para que alunas do ensino médio da rede pública do Estado do Rio de Janeiro conheçam laboratórios e espaços de pesquisa da instituição, por meio da atividade Mais Meninas na Ciência. A iniciativa será realizada nos dias 10 e 11 de fevereiro de 2020 e tem como objetivo incentivar as jovens estudantes a se interessarem pelas atividades de pesquisa realizadas nas diferentes áreas do conhecimento ligadas à saúde pública.
 
A atividade acontece no campus da Fiocruz, em Manguinhos, na zona norte do Rio de Janeiro. As inscrições estão abertas até o dia 21 de janeiro no Campus Virtual Fiocruz.

As alunas selecionadas serão acompanhadas por cientistas mulheres da Fundação, que irão apresentar a rotina da profissão. Para participar, é preciso ser estudante do gênero feminino e estar regularmente matriculada no Ensino Médio, em uma das escolas da rede pública do Rio de Janeiro.

Neste Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência celebrado, 11 de fevereiro, as selecionadas participarão de um evento aberto ao púbico em que poderão compartilhar as experiências vividas durante a visita aos laboratórios e espaços de pesquisa da instituição.

Para participar, as candidatas devem ler com atenção a Chamada e preencher o formulário de inscrição. As vagas são limitadas.