Cursos

Home Cursos
Voltar

Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública - sessão agosto 2019 - 4º Oferta - 2019

Unidade/ofertante: Fiocruz Brasília Telefone: (61) 3329-4500 Email: secad@fiocruz.br
C Capacitação/Cursos Livres
Presencial
Aguarde Novas Inscrições

Sobre o curso

O Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (CiDeb/Nethis) tem por objetivo fomentar a reflexão, o debate e o desenvolvimento de estudos científicos interdisciplinares. O Ciclo mantém, em princípio, periodicidade mensal, sendo realizado no final do mês. Em cada sessão, renomados pesquisadores e gestores dos campos da Bioética, da Saúde Pública e das Relações Internacionais são convidados para conduzir as discussões. Estão previstas quatro sessões do Ciclo de Debates ao longo do segundo semestre de 2019, a serem realizados em parceria com a a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS). Ressalta-se, ademais, que o Ciclo se manterá aberto a quaisquer interessados em participar do evento e de suas discussões, ou seja, profissionais de saúde, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, gestores e outros interessados nas temáticas, além de especificamente ênfase à participação dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Saúde da Escola Fiocruz de Governo. O tema geral dos debates neste período será o de promover debates e reflexões sobre "Saúde e Fronteiras", no contexto dos estudos e pesquisas interdisciplinares sobre o tema geral do Núcleo de Estudos - Desenvolvimento, Desigualdade e Cooperação Internacional em Saúde. O propósito é discutir essa questão sob diferentes pontos de vista. O título de cada uma das sessões mensais é escolhido em comum acordo com o expositor convidado, considerando esse tema geral como referência ou pano de fundo para a respectiva preleção, bem como a ementa proposta de cada sessão mensal. As sessões presenciais serão gravadas para divulgação na Videoteca Nethis e transmitidas on-line. A divulgação será feita amplamente, inclusive para a lista de contatos de todos os participantes das sessões anteriores, realizadas desde 2010. Propõe-se que seja conferido certificado de presença/participação pela Escola Fiocruz de Governo. Nesse escopo, prevê-se que a presente sessão seja realizada em 22 de agosto de 2019, no auditório interno da Fiocruz Brasília, sob o título: Saúde como Ponte para a Integração. Ementa: Em circunstância de intensificação migratória entre países, as demandas por serviços de vigilância e de cuidados em saúde tendem a se ampliar, tanto em quantidade como em complexidade. A oferta oportuna e adequada desses serviços pode constituir-se em ponte para a integração entre as nações. Quais os desafios para os sistemas de saúde, nos diversos contextos ambientais e sociais vigentes nessas circunstâncias?

Com o objetivo de fomentar a reflexão e o desenvolvimento de estudos científicos interdisciplinares, o X Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública promove, ao longo do segundo semestre de 2019, quatro sessões a respeito de Saúde e Fronteiras. “Saúde como Ponte para a Integração” é o tema da primeira sessão, que acontece em 22 de agosto. Renomados pesquisadores e gestores dos campos da Bioética, da Saúde Pública e das Relações Internacionais conduzirão as discussões, abertas a todos os interessados. Os presentes receberão certificado de participação emitido pela Escola Fiocruz de Governo (EFG) da Fiocruz Brasília.

Saúde e diplomacia são políticas nacionais com múltiplas interfaces, tanto no âmbito das relações internas como entre países. Características que se acentuam ou adquirem aspectos candentes quando se intensifica, nas faixas de fronteiras internacionais, o trânsito de pessoas ou mercadorias, em razão de conflitos ou fatores de diversas ordens. Tais processos resultam e, simultaneamente, agravam as desigualdades entre pessoas e comunidades de ambos os lados desses limites geopolíticos, que representam, para muitos, zonas de atração e, para alguns, linhas de enfrentamento e repulsão. A agenda do Ciclo de Debates deste semestre visa problematizar experiências e perspectivas em torno dessas situações, que atormentam quem as vivencia e atingem, de algum modo, todos os cidadãos do mundo.

Ementa da presente sessão: Em circunstância de intensificação migratória entre países, as demandas por serviços de vigilância e de cuidados em saúde tendem a se ampliar, tanto em quantidade como em complexidade. A oferta oportuna e adequada desses serviços pode constituir-se em ponte para a integração entre as nações. Quais os desafios para os sistemas de saúde, nos diversos contextos ambientais e sociais vigentes nessas circunstâncias?

O tema será discutido levando em consideração os estudos interdisciplinares realizados pelo Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/ Fiocruz Brasília) no contexto do Programa de Pesquisa e Comunicação: Desigualdade, Desenvolvimento e Cooperação.

O X Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública é organizado pelo Nethis/Fiocruz Brasília. A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) e a Fiocruz Brasília apoiam a realização das sessões. As sessões são transmitidas ao vivo pela internet, além de gravadas e disponibilizadas na videoteca Nethis.