Cursos

Home Cursos
Voltar

International course on the nature of science in the daily life of teaching and research practice: reflections in the light of Meaningful Learning Theory - 1º Oferta

Unidade/ofertante: Instituto Oswaldo Cruz Telefone: Tel: (21) 2562-1200 / 1444 / 1401
C Capacitação/Cursos Livres
Presencial
Aguarde Novas Inscrições

Sobre o curso

Aprender e ensinar correspondem a ações diretamente influenciadas pela concepção de ciência que se tem. Ainda que a explicação pessoal para o processo da construção do conhecimento não seja uma necessidade para a maioria dos cidadãos, acreditamos que cientistas e professores não podem prescindir delas. O cotidiano desses profissionais, independente das ciências que investigam (sociais ou naturais) e do contexto educativo (formal, não formal) no qual atuam, não podem ser orientados por concepções implícitas (Pozo, 2006 - 2009), em geral pouco adequada ao efetivo “cumprimento” do papel social que lhes cabem. Partindo desta premissa, somada ao compromisso que o Programa De Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino e Biociências (PPGEBS) do Instituto Oswaldo Cruz, Fiocruz, possui tanto com a prática educativa quanto a da investigação científica no campo do Ensino, proponho um curso explicitamente voltado para discutir a correlação entre natureza da ciência e aprendizagem – significativa crítica (Moreira, 2010) – a ser ministrado por Julia Luisa Flores Espejo, com larga experiência nesta abordagem formativa. O propósito é oferecer um diferencial na formação já oferecida aos pósgraduandos do IOC e Fiocruz em geral e aos do PPGEBS em particular. A opção pela aprendizagem significativa, reconhecido como um conceito subjacente às várias teorias construtivistas (Moreira, 2000), se justifica pela relevância no campo do Ensino, por ser uma linha de pesquisa já tradicional no PPGEBS, coordenada pela autora desta proposta, além de referencial de apoio para várias outras linhas de pesquisa do Programa. Neste sentido, a pesquisadora convidada, com larga experiência em estudos nos dois campos e na interface de ambos, tem uma expertise diferente das que integram nosso Programa, nota seis na CAPES. Em síntese, o presente projeto, além de estreitar a parceria entre Fiocruz e a Universidade Pedagógica Experimental Libertador, Venezuela, por meio das pesquisadoras proponentes – coordenadora e pesquisadora convidada – visa a oferta de subsídios teóricos e práticos para a formação dos investigadores e professores. Afinal, na atualidade, estamos cientes, não basta aprender apenas protocolos experimentais e ou o conteúdo específico de seus campos disciplinares, é fundamental compreender a natureza da ciência que se investiga e ensina. As atividades propostas envolvem um curso de 30 horas a ser oferecido entre os dias 26 e 30 de agosto de 2019, para até 25 pessoas.

International course on the nature of science in the daily life of teaching and research practice: reflections in the light of Meaningful Learning Theory

Curso Internacional sobre a natureza da ciência no cotidiano da prática educativa e investigativa: reflexões à luz da teoria da aprendizagem significativa

Curso Internacional sobre la naturaleza de la ciencia en el cotidiano de la práctica educativa e investigativa: reflexiones en la luz de la teoría del aprendizaje significativo


O objetivo geral do curso é aprimorar a progressividade conceitual dos significados epistemológicos sobre natureza da ciência para o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa crítica por meio de estratégias didáticas construtivistas. Tal proposta, sempre visando a formação para o ensino e para a prática investigativa, se subdivide nos seguintes objetivos específicos:
(a) Revisar os fundamentos da teoria da aprendizagem significativa que contribuem para a aprendizagem de conteúdos abstratos como os epistemológicos;
(b) desenvolver uma postura crítica sobre a importância da aprendizagem da natureza da ciência no campo científico em geral e das ciências naturais (duras, experimentais, fáticas) mais especificamente;
(c) argumentar sobre os aspectos mais conhecidos sobre a natureza da ciência que costumam ser de difícil compreensão no meio educacional;
(d) implementar uma estratégia didática integradora que permita abordar a natureza da ciência como parte do processo de ensino e aprendizagem em diferentes níveis educativo.

O número de vagas foi preenchido. Em caso de interesse em participar da lista de espera escreva para posgebs@ioc.fiocruz.br, informando nome completo.
O curso será realizado na modalidade presencial e não haverá transmissão online.
O curso será ministrado em espanhol.