Cursos

Home Cursos
Voltar

PESQUISA CIENTÍFICA: MÉTODOS E FERRAMENTAS - 1º Oferta

Unidade/ofertante: Fiocruz Rondônia Telefone: (69) 3219-6000 Email: rondonia@fiocruz.br
C Capacitação/Cursos Livres
Presencial
Aguarde Novas Inscrições

Sobre o curso

Abordagens sobre tipos e características de projetos de pesquisa que podem ser desenvolvidos no meio acadêmico quanto à natureza, tipo de abordagem e os procedimentos de coleta e finalidade de dados. Será evidenciado as principais plataformas para obtenção de conteúdo referencial para o manuscrito e como criar os diferentes tipos de citações e referências no texto, de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas e Técnicas - ABNT. Considerações básicas sobre o uso de ferramentas informáticas para formatação de texto (Word office); montagem de planilhas, tabelas e gráficos (Excel office) e elaboração de banco de dados de referências (Mendeley).

Introdução:
O Laboratório de Virologia Molecular da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) torna público, por meio desta Chamada Pública, as normas e o calendário para a inscrição no Curso "Pesquisa Científica: Métodos e Ferramentas" para profissionais, alunos de graduação e pós-graduação, na modalidade presencial.
Do valor total arrecado, 50% será utilizado para custear a realição do curso e 50% será destinado para a Associação Casa Família Rosetta, entidade sem fins lucrativos, presente em Rondônia desde 1980, que realiza intervenções sociais através do acolhimento, assistência, reabilitação e reinserção social à pessoas com deficiências, dependentes químicos e pessoas em situação de vulnerabilidade.

Objetivo:
Conhecimentos básicos sobre a pesquisa científica.

Descrição do Curso:
Ao longo do curso serão abordados os tipos e características de projetos de pesquisa que podem ser desenvolvidos no meio acadêmico quanto à natureza, tipo de abordagem e os procedimentos de coleta e finalidade de dados. 
Serão evidenciados as principais plataformas para obtenção de conteúdo referencial para a elaboração do manuscrito e como citar e referências as informações ao longo do texto, de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas e Técnicas - ABNT. 
Considerações básicas sobre o uso de ferramentas informáticas para formatação de texto (Word office); montagem de planilhas, tabelas e gráficos (Excel office) e elaboração de banco de dados de referências (Mendeley) também serão abordados durante o curso.

Público Alvo:
Profissionais e alunos de graduação e pós-graduação que estejam interessados em desenvolver pesquisas científicas em diversas áreas de conhecimento.

Nº de vagas:
30 vagas.

Requisitos:
Levar um aparelho de Notebook e baixar os seguintes programas:
  - Pacote office para acessar Word e Excel
  - Mendeley (link para baixar: https://www.mendeley.com/download-desktop/)

Valor:
R$ 100,00 (cem reais)

Local:
Auditório da Associação Casa Família Rosetta
Endereço: R. Mal. Deodoro, 1213 - Areal, Porto Velho - RO

Coordenação:
Doutora Deusilene Souza Vieira
Mestranda Suyane da Costa Oliveira
Mestrando Felipe Souza Nogueira Lima
Mestrando Tárcio Peixoto Roca
 


Editais

Chamada Pública
Veja mais informações e editais aqui