Cursos

Home Cursos
Voltar

Educação perinatal de base comunitária: saberes tradicionais em saúde feminina - 1º Oferta

Unidade/ofertante: Fiocruz Brasília Telefone: (61) 3329-4500 Email: secad@fiocruz.br
C Capacitação/Cursos Livres
Presencial
Aguarde Novas Inscrições

Sobre o curso

Nascer e parir no Brasil tem se tornado um tema cada vez mais debatido e estudado, como consequência das violências sofridas pelas mulheres e bebês nesse contexto. O modelo obstétrico implementado no país é norteado por diretrizes biomédicas que produzem altas taxas de intervenção durante o pré-natal, trabalho de parto, parto, resguardo e maternidade. Esse curso foi concebido para (re)pensar a problemática à luz do resgate dos saberes tradicionais transmitidos por nossas avós, erveiras, raizeiras benzedeiras e parteiras, debatendo o modelo biomédico. Procuramos proporcionar uma formação que esteja direcionada a qualquer pessoa interessada no tema, para que estas se tornem disseminadoras desse conhecimento. Pretendemos, com isso, promover o empoderamento feminino durante o processo de gestar e parir, fortalecendo a autonomia e a capacidade de escolha informada sobre seu processo gestacional, proporcionando o autoconhecimento em saúde que há muito foi desvalorizado pelos processos de modernização da sociedade.

A Fiocruz Brasília, por meio do Programa Educação, Cultura e Saúde, juntamente com o Coletivo Eu Livre: Educação e Saúde, vai formar educadoras perinatais a partir dos saberes tradicionais transmitidos por avós, erveiras, raizeiras, benzedeira e parteiras. O Curso Livre em Educação perinatal de base comunitária: saberes tradicionais em saúde feminina, será espaço para conhecer saberes complementares aos conhecimentos biomédicos de assistência ao parto e nascimento, apresentar o trabalho de doulas, educadoras perinatais e rodas de conversa de gestantes, bem como debater o modelo de assistência ao parto vigente no Brasil e a realidade dos serviços, das mulheres e das opções de cuidado disponíveis.
O curso se destina prioritariamente a mulheres em situação de vulnerabilidade social e sem nenhum nível de instrução formal como pré-requisito. Das 25 vagas que serão abertas, 20 delas são específicas para estudantes que se beneficiarão de bolsa de assistência estudantil, no valor de R$ 400,00 por mês, ao longo dos quatro meses de duração do curso. As cinco vagas restantes serão destinadas para o público em geral. Acesse a Chamada Pública para mais informações.


Editais

Chamada Pública
Veja mais informações e editais aqui