Cursos

Home Cursos
Voltar

Semana de Pós Graduação do IOC - 10º Oferta

Unidade/ofertante: Instituto Oswaldo Cruz Telefone: Tel: (21) 2562-1200 / 1444 / 1401
C Capacitação/Cursos Livres
Presencial
Aguarde Novas Inscrições

Sobre o curso

O Instituto Oswaldo Cruz (IOC) atua nas áreas de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, oferece serviços de referência e coleções científicas de importância nacional e internacional. O IOC desempenha importante papel na formação de pesquisadores e recursos humanos na área das Ciências Biológicas, Biomédicas e de Educação em Saúde. Os sete Programas de Pós-graduação Stricto sensu do IOC titularam numerosos mestres e doutores, alcançando, em 2013, a marca de duas mil teses e dissertações defendidas. Atualmente, são oferecidos cursos de Mestrado e Doutorado em Biologia Parasitária; Medicina Tropical; Biologia Celular e Molecular; Ensino em Biociências e Saúde; Biologia Computacional e Sistemas; Biodiversidade e Saúde; e Vigilância e Controle de Vetores. Os Programas de ensino integram-se às atividades de pesquisa. Os pesquisadores compõem o quadro de docentes dos cursos desenvolvidos e, além de coordenar disciplinas, recebem os alunos em seus Laboratórios de Pesquisa para o desenvolvimento de monografias, dissertações, teses e treinamento técnico. Consequentemente, os projetos desenvolvidos pelos alunos acompanham as características das pesquisas desenvolvidas no Instituto, gerando novos conhecimentos e mesmo inovações, visto que algumas teses geram, inclusive, solicitações de patente. Acompanhando os esforços de expansão dos programas de Pós-graduação em todo país, o Instituto oferece disciplinas e dispõe de orientadores credenciados em diversos estados do país para atender os alunos matriculados em seus cursos que desenvolvem trabalhos de tese fora da sede. No campo da atuação estudantil, o IOC conta com representantes dos Programas de Pós-graduação Stricto sensu, com direito a um assento na Câmara Técnica de Ensino do IOC, na sub-Câmara Técnica de Ensino de Pós-graduação Stricto sensu e no Conselho Deliberativo do Instituto. A representação estudantil também está presente na estruturação de grupos de trabalhos para a discussão e proposição de temas específicos. No ano de 2015 o Fórum de alunos do Instituto Oswaldo Cruz, evento que já estava na sua 7ª edição, agregou outros dois eventos: a primeira edição da Jornada de Jovens Talentos e Prêmio Alexandre Peixoto, concedido às teses desenvolvidas no Instituto e indicadas ao prêmio Capes de Teses. Assim este evento transformou-se na Semana da Pós-graduação stricto sensu do Instituto Oswaldo Cruz

Semana da Pós Graduação Stricto sensu do Instituto Oswaldo Cruz

No período de 11 a 14 de setembro, o Instituto Oswaldo Cruz realizará mais uma edição da
Semana da Pós-graduação Stricto sensu do IOC. Três atividades irão acontecer ao longo destes dias: o XI  Fórum de Integração dos Alunos de Pós-graduação do IOC, a Jornada de Jovens Talentos  e o Prêmio IOC de Teses Alexandre Peixoto 2018.  

A inscrição na Semana de Pós-Graduação deverá ser realizada através do menu acima. O discente interessado em apresentar trabalho na Jornada Jovens Talentos, deverá também se inscrever através de formulário específico. Clique aqui para acessar.

O objetivo de cada uma é promover um espaço de discussão e troca de experiências sobre a pós-graduação do Instituto, reconhecendo os trabalhos que se destacaram nos últimos anos e os que foram indicados ao Prêmio Capes de Teses.

Durante a programação, os discentes que participam do Fórum têm um momento especialmente dedicado para a discussão científica dos seus projetos de pesquisa. O formato desta discussão consiste em dividir os pesquisadores/pós-doutorandos e estudantes em grupos de trabalho de 7 a 10 pessoas de laboratórios diferentes, com a preocupação de compor um conjunto que garanta a diversidade de linhas de pesquisa. Nestes grupos, todos os estudantes apresentam seus projetos, procurando, além de descrever os resultados obtidos, trazer dúvidas e problemas encontrados para sua execução. O papel de moderadores cabe aos docentes e pós-doutorandos, que incentivam as discussões e a participação de todos os elementos do grupo.


A inscrição é obrigatória para a participação no evento.

Para a emissão dos certificados, será necessário mínimo de 75% de frequência.

 


Editais

Chamada Pública
Veja mais informações e editais aqui