O ciclo de produção é composto por 06 (seis) fases que vão desde o planejamento até o monitoramento e avaliação do recurso.
Planejamento
Nesta fase, define-se o problema educacional, contexto da aprendizagem, o público-alvo, as metas e os objetivos de aprendizagem, dentre outras características relevantes. É importante levar em consideração a instituição, implicações sobre o ambiente, recursos disponíveis (financeiro, infraestrutura, recursos humanos) e prazos para, então, definir as mídias a serem utilizadas ou produzidas, formato do curso (autoinstrucional, com tutoria ou híbrido), detalhando a forma de disponibilização dos conteúdos, atividades de avaliação, atualização e sustentabilidade do curso.
Desenvolvimento
Nesta fase é que efetivamente ocorre a produção dos materiais planejados anteriormente, implantação do material produzido no ambiente virtual de aprendizagem e testes de validação.
Depósito
Nesta fase, o recurso é incluído no repositório e os metadados descritos de acordo com os padrões adotados.
Publicação
Nesta fase verifica-se o preenchimento adequado de todos os metadados, pode haver uma nova validação e teste do recurso educacional para publicação no repositório.
Monitoramento
Aplica-se estratégias de monitoramento, como enquetes de satisfação, contagem de número de downloads, compartilhamentos, curtidas, rankeamento e alcance nas redes sociais.
Avaliação
Compreende a avaliação dos resultados das estratégias de monitoramento para recomendações de atualização do recurso educacional ou exclusão.
Atenção!
O resultado que se pretende obter com o processo avaliativo vai depender de questões específicas de cada recurso, tais como: características, contexto, público, instituição e política que definirá sobre como e em que momento a avaliação deve ser aplicada no âmbito de um processo.