Transmissão de defesas de Teses e Dissertações

Orientações

Os programas de pós graduação da Fiocruz já praticam defesas de teses e dissertações a distância, através da utilização de ferramentas tecnológicas. Face à pandemia do coronavirus, esta será uma estratégia amplamente incentivada. Embora as defesas sejam públicas, caso sejam mantidas, recomenda-se, no momento, que seja realizada sem platéia. As dúvidas e orientações sobre as defesas e qualificações a distância devem ser esclarecidas nos respectivos programas, que são responsáveis por estabelecer as regras para seu funcionamento. Abaixo listamos as alternativas possíveis para viabilizar as defesas virtuais.


Como realizar?

Pode-se optar por algumas das tecnologias digitais abaixo:

  • Whereby (antigo Apper.in )

    Você pode criar uma conta grátis diretamente no site whereby.com e já escolher o nome da sua sala na plataforma. Por exemplo, um link comum ficaria https://whereby.com/seunome. Para iniciar uma reunião, basta entrar no link e rapidamente o seu navegador solicita a autorização para usar a câmera e microfone. Nele não é preciso se cadastrar ou instalar qualquer plugin. A versão gratuita (Free), que oferece apenas 1 (uma) sala por cadastro, limita a 4 (quatro) participantes por videoconferência, possibilita o compartilhamento de tela, além de “trancar” a sala para evitar que alguém inesperado acesse ao ambiente


  • ZOOM

    O Zoom une videoconferência na nuvem, reuniões on-line simples, mensagens em grupo e uma solução de sala de conferência definida por software em uma plataforma fácil de usar. Esta solução oferece a solução de qualidade em vídeo, áudio e compartilhamento de tela sem fio nos sistemas Windows, Mac, iOS, Android, BlackBerry, Linux, Zoom Rooms e H.323/SIP.

    A modalidade grátis não oferece relatórios detalhados e limita reuniões com três ou mais participantes a 40 minutos de duração. No entanto, não há limite para a quantidade de reuniões que se pode fazer e nem qualquer restrição de duração para reuniões entre apenas duas pessoas.

    Zoom para a educação: Confira todas potencialidades da ferramenta. Acesse aqui!

    Para acessar: https://www.zoom.us

    Selecione Efetuar Login caso já tenha utilizado anteriormente ou clique em Registre-se para efetuar seu cadastro.

    Acesse a página com os tutoriais aqui.


  • Microsoft Teams

    Plataforma unificada de comunicação e colaboração que combina bate-papo, videoconferências, armazenamento de arquivos e integração de aplicativos no local de trabalho.

    Para acessar e usar o Microsoft Teams:

    Inicie o Microsoft Teams. No Windows, clique em iniciar > Microsoft Teams. No Mac, vá para a pasta Aplicativos e clique em Microsoft Teams. No dispositivo móvel, toque no ícone do Microsoft Teams.

    Entre usando seu nome de usuário e sua senha da rede fiocruz.

    A versão gratuita do Teams inclui os elementos a seguir para até 300 pessoas.

    Pesquisa e mensagens de chat ilimitadas.

    Chamadas de áudio e vídeo incorporadas individuais, para reuniões, em grupos e para toda a equipe.

    Criação integrada de conteúdo em tempo real no Office Online, inclusive nos aplicativos Word, Excel, PowerPoint e OneNote.

    Integrações ilimitadas de aplicativos com mais de 140 aplicativos de negócios para escolher, incluindo Adobe, Evernote e Trello.

    Capacidade de se comunicar e colaborar com qualquer pessoa dentro ou fora de sua organização.


  • Google Hangouts

    É uma plataforma de comunicação, desenvolvida pela Google, que inclui mensagens instantâneas, chamadas de vídeos e de voz. Ela está disponível para PC, além de celulares Android e iPhone (iOS).

    O Google Hangouts permite:

    Grupo de chat para até 150 pessoas

    Videochamada em grupo gratuita com até 10 contatos

    Fazer chamadas telefônicas usando Wi-Fi ou dados móveis

    Requisitos do Hangouts:

    Uma Conta do Google

    Um computador ou smartphone com uma câmera e um microfone (saiba como usar a câmera e o microfone ao iniciar uma videochamada pela primeira vez)

    Uma conexão com a Internet ou dados móveis


  • Skype

    O Skype é um dos serviços de chamada de voz e vídeo mais populares na Internet, e está disponível para celulares, tablets, TVs e consoles de jogos. A versão gratuita suporta até 20 usuários, enquanto a versão paga, o Skype for Business, permite conversar com até 250 pessoas em uma mesma chamada.

    Com o Skype é possível trocar mensagens de texto, fazer reuniões, compartilhar arquivos e telas com outros usuários. As conversas são gratuitas, mas há cobrança em ligações para telefones convencionais.

    Funcionalidades e Download:

    Acesse as funcionalidades e baixe: https://www.skype.com/pt-br/features/


  • Cisco Webex

    Ferramenta que está com acesso gratuito durante este período da pandemia. Fornece chats, transmissão de vídeos para até 100 pessoas, compartilhamento de tela do professor e também grava as sessões.

    Como usar a plataforma Cisco Webex?

    A utilização desta plataforma é relativamente simples. Para isso, é necessário criar uma conta gratuita, aqui.

    Informe um e-mail válido, pois será enviado um código de confirmação.

    No próximo passo insira o código que recebeu no e-mail para dar seguimento ao registro.

    Em seguida, informe seus dados para a criação de uma conta. Lembrem-se que devem definir uma senha forte.

    Acesse a página com os tutoriais aqui


  • Conferência Web (Sala RNP)

    Conferência Web é um serviço de comunicação e colaboração da RNP que promove encontros virtuais entre dois ou mais participantes, por meio do software Adobe Connect.

    Como criar uma sala na conferência web da RNP

    1 - Entrar no link: https://conferenciaweb.rnp.br/

    2 - Clicar no botão ENTRAR e aparecerá a seguinte tela

    3 - Clicar no botão ENTRAR novamente, escolher FIOCRUZ e clicar em PROSSEGUIR

    4 - Entrar com seu login e senha da rede Fiocruz (como você faz login em seu computador)

    5 -Sua sala está criada e o endereço de sua sala está disponível na caixa em cima do botão COMEÇAR UMA REUNIÃO.

    6 - Copiar este endereço e compartilhar com os membros da reunião.

    7 - Para iniciar a reunião, clicar no botão COMEÇAR UMA REUNIÃO.

    8 – Toda vez que um integrante da reunião acessar a sala, você precisará autorizar a entrada do participante.

    9 – Realizar a reunião e depois sair da sala.