Apresentação do Curso

O Curso "Saúde Comunitária: Uma Construção de Todos", tem como objetivo principal oferecer conhecimentos teóricos e práticos que possibilitem compreender a teia de relações entre os determinantes sociais da saúde, a organização do território e a promoção da saúde. Também, o curso deve proporcionar e estimular o participante a continuar aprendendo e utilizar os conhecimentos adquiridos em outras etapas de sua formação e em sua vida cotidiana. 
 
 
A metodologia do curso é baseada em encontros dinâmicos e expositivos que permitem que todos os participantes sejam protagonistas no processo de construção de conhecimento, derrubando o formato de “sala de aula” onde apenas o professor é o dono do saber, idealizando que o saber é bidirecional.

Os temas das aulas são organizados em sequência lógica de modo que se complementem, assim, a grade do curso é dividida em temas transversais e específicos. Os temas transversais devem compreender assuntos ligados à organização dos territórios. Já os temas específicos estão voltados para os agravos existentes nos territórios, identificados por meio de reuniões iniciais e selecionados pela equipe de Coordenação, docentes e monitores do curso quanto à sua relevância e baseado na avaliação e sugestão dos alunos do ano anterior. 

Para o participante obter o certificado de conclusão de curso: Após cada encontro o participante deverá responder questionário de 5 perguntas múltipla escolha (ou outra forma de avaliação que o professor sugerir), acerca do tema da aula. Além disso, irão ocorrer mini-projetos que serão idealizados e realizados pelos alunos participantes juntamente a um monitor. Estas ações dos mini-projetos serão realizadas por grupos de em média 10 - 12 alunos , através dos temas ministrados durante o curso. Será disponibilizado material didático como ferramenta para elaboração dos mini-projetos, no ambiente virtual, além da necessidade de se obter frequência de 75% pelo aluno participante.

As inscrições passarão por uma análise prévia para homologação segundo critérios estabelecidos. Os critérios encontram - se abaixo:
 
PÚBLICO ALVO:

• O aluno participante será responsável por providenciar o meio de comunicação on-line por garantir banda de internet com velocidade compatível para emissão de som e imagem em tempo real, além de ter o aplicativo ZOOM meetings baixado;
•  Ser morador de comunidade em área de vulnerabilidade socioambiental do Estado do Rio de Janeiro;
• Idade mínima: 18 anos completos;
• Escolaridade mínima: 4ª série (5º ano) do ensino fundamental.

 
NÃO SERÃO HOMOLOGADAS AS INSCRIÇÕES DE CANDIDATOS NÃO RESIDENTES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E QUE POSSUAM NÍVEL SUPERIOR.


(*) Prezado aluno participante matriculado: o Curso Saúde Comunitária enviará para sua residência  o "kit do aluno" (Camiseta com logo do curso, Pasta (com bloco e caneta)), portanto é necessário que o preenchimento do endereço esteja correto.